A pergunta que mais escuto sobre a viagem: Quais os melhores passeios no Atacama? Por isso fiz esse post bem detalhado, que é a nossa especialidade, como o próprio nome do Blog diz!

Como Planejar os passeios

Muitas pessoas gostam de ter tudo planejadinho antes de viajar, o que vai fazer cada dia, pra não perder nada.

No Atacama isso nem sempre pode funcionar, você pode até pesquisar com as agências preço antes de ir, tentar fazer uma programação prévia. Mas o ideal mesmo é escolher e definir os dias de cada passeio chegando lá, com quem entende.

Melhores Passeios no Atacama
Cidade de São Pedro do Atacama e suas ruazinhas de terra…

Foi o que fizemos! Chegamos a noite em São Pedro de Atacama e fomos até a agência Ayllu Atacama. Ela fica numa travessa da Rua Caracoles a mais importante da cidade.

As meninas que fazem o atendimento são todas brasileiras e vão explicar tudinho e fazer o seu planejamento. Elas vão organizar de forma a deixar os passeios onde a altitude é maior para o final, quando seu corpo já estiver ambientado.

Aproveitando, pode dizer que é leitor do Viagem em Detalhes e pedir um desconto especial!

Melhores passeios no Atacama

Valle de La Luna

Foi nosso primeiro passeio, ele é ótimo para o primeiro dia, pois começa a tarde e assim você aproveita para dar uma explorada na cidade e se ambientar com a altitude.

Melhores Passeios no Atacama
A primeira impressão do Deserto do Atacama.

O lugar ganhou esse nome pela semelhança com a superfície da Lua. A altitude lá é de 2.487m, então geralmente o impacto é pequeno. O tour leva em torno de 5 horas.

Melhores Passeios no Atacama
Uma das cavernas de sal, um cenário único.

Você passará pelas Cavernas de Sal, a famosa Pedra do Coyote e verá o entardecer no Valle de la Muerte.

Melhores Passeios no Atacama
A famosa pedra do Coyote, ganhou esse nome por causa do desenho do Papaléguas.

Salar de Tara

Pensa num cenário de filme, esse é o Salar de Tara. Encabeça a lista dos melhores passeios do Atacama com certeza.

É um passeio que dura quase o dia todo, então nesse dia já vá preparado. Aliás falando em preparação nesse dia você provavelmente irá conhecer o banheiro Inca. Como é chamado pelos guias…isso quer dizer ir atrás de alguma pedra ou moita pelo caminho, pois nesse passeio não tem banheiros. Roots…

Melhores Passeios no Atacama
Meu Crush: Vulcão Vicancabur!!

No caminho para esse passeio paramos para tirar foto do ícone maior do Atacama o belíssimo vulcão Licancabur. Você logo ficará intima dele e irá reconhecê-lo a cada passeio. Ele fica entre o Chile e a Bolívia e tem 5.920m de altitude.

Depois fizemos uma parada para ver o Moai de Tara e as 3 Marias e quando chegamos nessa parte, eu já comecei a me sentir um pouco mareada e com falta de ar. Reforço a importância de beber bastante água e levar rinossoro na mochila pois foi bem útil.

E enfim chegamos ao famoso Salar de Tara, para o nosso almoço com a Ayllu, com essa paisagem arrebatadora de cenário.

Fizemos uma pequena trilha a pé, para chegar lá, passando pelas Catedrais de Tara, mais uma formação de tirar o fôlego, um paredão de pedra de uma magnitude que só tem como explicar estando lá. Pena que esse dia passei mal e não curti tanto o passeio, mas é um dos mais lindos do Atacama.

Termas de Puritama

Imagine um Oásis de águas quentes no meio do deserto. Isso é o Atacama, que a cada dia me surpreendia com uma paisagem completamente diferente.

Nós fomos para as Termas pela manhã e foi ótimo pois pegamos o lugar mais vazio. Existe a opção de fazer o Trekking Guatin, por volta de 3 horas de caminhada, e então chegar nas Termas. Ou reservar somente as Termas.

São 8 piscinas de águas termais, sendo que um deles é exclusivo para hóspedes do Hotel Explora, chiquérrimo.

 

Ficamos na terceira, era uma das mais bonitas pois tem uma queda d’água. Dizem que a medida que você vai descendo a água fica um pouco mais fria. Fez sentido e como estava bem frio lá fora achamos melhor ficar por lá mesmo, já quer era também uma das maiores.

Lagunas Escondidas de Batinache

Imagina uma cor azul transparente na água e o contraste com bordas brancas de sal que parecem areia branca. Essa é a paisagem que você irá encontrar nesse passeio.

As lagoas salgadas tem uma concentração enorme de sal, que fazem você não afundar, como no mar morto. A água é super gelada e apesar do dia quentinho, precisa de coragem pra entrar. Na hora congela tudo, mas você vai se arrepender se não entrar, pense que depois o frio passa. A Ayllu vai te dar um roupão quentinho e lá depois tem uma área com duchas (frias) pra tirar o sal do corpo.

São 7 Lagoas, sendo que é permitido nadar somente na 7 e na 1. Nós passeamos por todas, aproveitamos para fazer algumas fotinhos e depois entramos na primeira mesmo.

Esse passeio dura 5 horas, fizemos no mesmo dia das Termas, saindo as 14hs de São Pedro. Minha dica, já vá com roupa de banho por baixo da roupa e leve 1 biquini ou maiô seco para trocar e já ficar preparado caso vá fazer no mesmo dia como a gente.

Na volta desse passeio passamos também no famoso ônibus abandonado no deserto. Era final de tarde e o cenário foi um espetáculo.

Laguna Cejar 

Mais uma incrível lagoa salgada, a concentração chega a 80% de sal. Nesse dia já estava bem mais friozinho e ventando, mas acabei tomando coragem e entrando de novo. Não ia poder dizer que fui ate lá e não entrei porque estava frio, né?

Muita gente pergunta qual das 2 é a melhor. Acho que se tiver pouco tempo daria para escolher umas das duas: Cejar ou Escondidas.

Mas com a Ayllu esse passeio é tão especial e depois eles te levam a um lugar que pouquíssimas agências tem acesso para um happy hour com pisco sour ao pôr do sol.

Depois desse grand finale, ficou quase impossível escolher.

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Esse passeio era um dos mais esperados, mesmo com a área de Piedras Rojas fechada para visitação. Conseguimos passar perto e ver de longe esse espetáculo da natureza.

Para esse dia recomendo dormir cedo na dia anterior pois você irá sair de São Pedro do Atacama às 5:30 da manhã e vai voltar somente pelas 13horas.

Prometo as mais belas paisagens da viagem e uma experiência imperdível. Começando com um café da manhã ao nascer do Sol com vista da lagoa Tuyato, passando por Piedras Rojas, Laguna Miscanti e Miñiques.

Depois aquela foto que você vê em todos os blogs da estrada com os vulcões ao fundo. E uma passagem pelo Trópico de Capricórnio.

O frio será intenso e nesse dia você usará toda a equipagem de frio que levou, casaco de plumas, segunda pele, fleece, gorro, luvas, calça térmica, e ainda o resto de roupas que você levou na mala. Recomendo a Fiero para comprar ainda antes da viagem o que precisar, ótima qualidade, preço justo e rápida entrega pra todo o Brasil.

Geisers del Tatio

E enfim chegou nosso último dia no Deserto do Atacama. Conseguimos fazer tudo que havíamos planejado e saímos com as expetativas mais do que superadas com a Ayllu Atacama que nos acompanhou em todos os passeios nesses 6 dias.

Os Geisers conseguiu ainda ser algo completamente diferente do que já tínhamos visto. E apesar do frio valeu cada momento pelo espetáculo que presenciamos ao amanhecer nesse lugar único.

Qual agência escolher

Agora que você já sabe quais passeios não pode perder. A decisão que faz toda a diferença, qual agência escolher. Nós pesquisamos muito, já tinha a experiência da Sandra, nossa colunista, veja aqui, e escolhemos a Ayllu.

Não nos arrependemos nem por um minuto. É a mais especializada em atender brasileiros, super preparada, tem carros novos, estrutura impecável.

Mas você quer saber o que fez mesmo a diferença, as pessoas. Os guias que foram com a gente, são apaixonados pelo que fazem, curtem junto, gostam de contar as histórias, as curiosidades, dão um jeito de parar para conseguirmos tirar aquela foto. Mike, Rodrigo, Pato, David. Todos são incríveis!! De verdade!

A Ayllu não vai ser a agência mais barata que você vai encontrar lá, mas pense que ela inclui toda a alimentação, os guias são maravilhosos, não tem como comparar com outras que vimos por lá.

Obrigada a Ayllu pelo apoio e pela experiência maravilhosa que nos proporcionou. E obrigada a Mona pela super companhia nessa viagem. Sigam o @colanamona no Instagram para mais fotos maravilhosas do Atacama.

Veja também outros posts sobre o Atacama

6 dicas essenciais para sua viagem ao Deserto do Atacama
Deserto do Atacama prepare-se para ser surpreendido
Conhecendo os Geysers del Tatio

Reserve aqui seu Hotel no Atacama

Vai viajar? Lembre-se de fazer seu seguro viagem!

O Seguro de viagem é sempre indispensável para qualquer viagem. Não queremos que ele seja utilizado, mas acredite, na hora da emergência a melhor coisa é estar tranquilo quanto a isso!

Com a Seguros Promo você consegue buscar entre várias companhias, qual a melhor solução para sua viagem e ainda tem 5% de desconto usando o código VIAGEMEMDETALHES e mais 5% se pagar no boleto bancário. Faça aqui uma cotação sem compromisso.

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!
COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome