Ópera de Viena (quase) de graça!

Ópera de Viena (quase) de graça!

A Ópera de Viena é um dos cartões-postais mais famosos da cidade. Quem a vê de fora, pode pensar que assistir a um espetáculo lá dentro é algo inviável. É verdade que os ingressos são caros (alguns chegam a custar mais de 220 euros), mas nem todos.

Todo santo dia, pouco antes de cada apresentação, uma outra bilheteria escondidinha, localizada do lado esquerdo da Ópera, vende ingressos baratinhos para a standing area (Stehplätze), setores em que você assiste ao espetáculo em pé. Os preços variam de 3 a 4 euros.

Assistir a um espetáculo na Ópera de Viena (quase de graça) exige certa malandragem (no bom sentido). Abaixo, dicas preciosas, adquiridas ao longo de várias tentativas atrapalhadas.

De olho no relógio

Em viagens é chato ficar preso a horários, né? Neste caso, você vai precisar se organizar um pouquinho. Esses ingressos mais baratos só começam a ser vendidos cerca de 80 minutos antes da apresentação. Acontece que se você aparecer por lá 30 minutos antes, vai encontrar uma plaquinha escrito ausverkauft (ingressos esgotados). 

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

O ideal é chegar assim que a bilheteria abrir – ou um pouquinho antes. Dependendo do dia, a fila invade a calçada antes mesmo dos 80 minutos.

A bilheteria fica ao lado esquerda da Ópera. (Foto: Nathalia Tavolieri)
A bilheteria fica ao lado esquerdo da Ópera. (Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Após a abertura da bilheteria, a fila anda rápido. Cada pessoa só pode comprar um bilhete. Para agilizar, pague seu ingresso com moedinhas. Eles não aceitam cartão. Também não tente tirar dúvidas sobre as diferenças entre os tipos de lugares  com o vendedor da bilheteria. Ele não terá tempo nem paciência.

Para isto, estou aqui.

(Foto: Nathalia Tavolieri / Viagem em Detalhes)

Parterrestehplatz – 4 euros

Esse um eurinho de diferença vai valer muito a pena. Eu já fui sentada em lugar marcado e em todos os outros lugares em pé. O Parterrestehplatz é o melhor lugar. E a vista pro palco é esta aqui:

(Foto: Nathalia Tavolieri / Viagem em Detalhes)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri / Viagem em Detalhes)
Pessoal que compra ingresso pro Parterrestehplatz já corre pra pegar lugar! (Foto: Nathalia Tavolieri)

Balkonstehplatz– 3 euros

Os lugares ficam beeem no alto. Olhando debaixo, vai parecer que é melhor que o Parterrestehplatz. Pura ilusão. 

Galeriestehplatz– 3 euros

Geralmente é a última área a se esgotar. Esses ingressos acabam ficando com os mais atrasados. Se for o seu caso, tente um lugar mais ao centro. Se ficar nas laterais, corre o risco de perder boa parte da vista de um dos lados do palco. 

(Foto: Nathalia Tavolieri / Viagem em Detalhes)
Lá ao alto ficam os lugares do Balkonstehplatz. Logo embaixo, os da Galeriestehplatz. Abaixo, onde está esse amontoado de gente, é o Parterrestehplatz. (Foto: Nathalia Tavolieri)

CORRERIA!!!

Mesmo depois de ficar tanto tempo na fila, não caia na tentação de dar uma voltinha pelo centro ou pelo interior da Ópera até a hora da apresentação. Em todas as três opções, há sempre um número marcado nos bilhetes, mas na prática ele não vale. A regra é a seguinte: quem chegar primeiro pega o melhor lugar.

Então, assim que comprar o bilhete, suba correndo (ok, ande rápido para disfarçar) até a área indicada no seu ingresso. Chegando lá, escolha um lugarzinho e amarre um lenço / cachecol / écharpe / moletom / etc. nele. Agora, sim, seu lugar está reservado.

Levar um livro é uma boa pedida para passar o tempo! (Foto: Nathalia Tavolieri)
Levar um livro é uma boa pedida para passar o tempo! (Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

O melhor do melhor lugar

  • Certa vez, um amigo e eu conseguimos comprar ingresso para o Parterrestehplatz, mas só havia lugares ao fundo. A primeira fila geralmente é reservada. O que nem todo mundo sabe é que poucos minutos antes do espetáculo, esses lugares são liberados pro público. Se você estiver dando uma voltinha pelo interior da ópera vai perder essa oportunidade. E garanto que a vista da primeira fila do Parterrestehplatz é sensacional.
  • Nas galerias a vista não é tão legal e, provavelmente, você vai ter vontade de sentar no chão mesmo. Mas não é permitido e os funcionários estão sempre de olho.
  • Deixe para ir ao banheiro antes do espetáculo ou no intervalo. Se sair no meio, só poderá retornar no intervalo. Eles são bem chatinhos com isso. 
  • Se você chegar na última hora e ficar num lugarzinho bem ruim lá no fundo, não se desespere. Tenha paciência. Boa parte da galera não aguenta ficar em pé até o final e vai embora no primeiro intervalo. Aí você ganha uma nova chance de pegar um lugar bom!
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Fome

Você vai esperar um tempão na fila e vai ficar de pé o espetáculo todo (que pode durar até 5 horas). Alguma hora vai dar fome. Lá dentro, eles vendem aperitivos, docinhos, café e drinks. Mas se você tiver lido este texto até aqui, provavelmente não está planejando gastar tudo o que economizou no ingresso em comida e bebida. É possível sair da Ópera durante o intervalo (30 minutos). Lá perto tem uma doceria de esquina bem boa chamada Aida, um supermercado, opções de comida turca na rua e outras tantas na estação de metrô que fica logo embaixo da Ópera (Karlsplatz).

Ah, se estiver de mochila, será obrigado a entregá-la na chapelaria. É de graça e tem em quase todos os andares.

Traje

Vai ter muita gente, especialmente os mais velhos, entrando na Ópera com trajes de gala ou social completo. Também vai ter galera de tênis e jeans. E está tudo certo pra todo mundo. A minha única sugestão é ir com um calçado bem confortável, porque você vai ficar um tempão em pé.

Enredos

Se o mundo das óperas for desconhecido para você (como é pra mim), vale pesquisar antes na internet qual é o enredo da ópera ou ballet que você vai assistir. É mais legal quando você entende o que está acontecendo no palco. Risos.

O que assistir

Quando a gente está viajando, geralmente não dá pra escolher muito os dias, vai meio na sorte. No site é possível conferir toda a programação e os detalhes dos espetáculos. Eles nunca repetem uma ópera de um dia para o outro. Então esse é um programa que, se gostar, da pra repetir sem medo.

Qualquer espetáculo é válido, porque a experiência em si já é bem legal. E, se não gostar ou se cansar, é só sair no meio…

Ingressos normais

É claro que também dá pra assistir a uma ópera ou balé em Viena sentado, num lugar marcado. É possível comprar online no site oficial ou na bilheteria.  Os preços costumam variar de 11 a 228 euros.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Perrengue…de leve!

Aderir a este esqueminha para assistir a um espetáculo na Ópera de Viena quase de graça pode ser cansativo, sim. E até chato, se não estiver afim. Mas pode ser bem divertido também. Muita gente que estará ao seu lado na fila também estará fazendo isso pela primeira vez. Todo mundo vai se ajudando e no final dá tudo certo. Aliás, é um bom lugar para conhecer gente durante a sua passagem por Viena. Na maioria das vezes eu acabei indo sozinha. Às vezes, em dia de semana mesmo, pra não cair na rotina. Taí uma das belas vantagens de morar em Viena. 🙂

Índice

Nathalia Tavolieri

Nathalia Tavolieri

Jornalista vivendo em Bonn, na Alemanha. Adora o friozinho na barriga ao pisar em rodoviárias, aeroportos e estações de trem. Aprendeu a gostar de viajar sozinha, com mochilão, sem muito roteiro. Vai compartilhar suas descobertas, perrengues e surpresas boas em viagens - como esses elefantes fofos da foto!

27 respostas

  1. Eu com certeza vou ter que pesquisar na internet, já que não entendo nada nem de ópera e nem de ballet mas mesmo assim morro de vontade de conhecer a Ópera de Viena, tão famosa pela sua beleza!
    Adorei o post e as fotos!

  2. Oi, Natalia!

    As dicas estão ótimas. Minha maior dúvida em ocasiões como essa é a questão do dress code, algo que você explicou bem. óperas sempre me remetem à muita formalidade e eu realmente ficaria em dúvida se seria possível frequentar um lugar desses com roupas “normais”. Parece ser como no teatro Colon de Buenos Aires: cada um pode ir como deseja. Post bem elucidativo!

    1. Olá, Karen! Acho que o legal é ir vestida como você se sentir mais feliz. O importante é que, no caso da Ópera de Viena, você pode ir como quiser! Bjo

  3. Olá muito boa essa dica de visita, obrigado pela sugestão, como tenho atracção forte pelas montanhas é um país na lista para mim sem dúvida.
    Obrigado.

  4. Adorei o post, estive há dois meses em Viena e não fazia ideia que se podia assistir à ópera dessa forma. Como fui só 4 dias uma Ida à ópera não fez parte dos nossos planos mas a próxima cezvque visitar a cidade já sei. Obrigada pelas dicas e pelo relato.

  5. Adorei o post estive há dois meses em Viena e não fazia ideia que se podia assistir à ópera dessa forma, se bem que eu não aguentaria muito tempo de pé. Mas as suas dicas são óptimas e da próxima vez que visitar a cidade talvez tente até pela graça davsituacao, obrigada

    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas, Sonia! Olha, é um programa um pouco cansativo mesmo. Mas uma vez na vida não mata ninguém! Da próxima vez em que estiver em Viena, não deixe de ir. Bjos!

  6. Olá Nathalia,
    Bom saber esse esquema para pagar menos e assistir à ópera! Bom, se comparar com o bilhete “normal” a 11€, talvez não compense tudo isso; mas se estivermos a falar de 128€, como você refere no texto, aí a conversa é outra. É muita economia!!! Grande abraço e obrigado pela dica.

    1. Oi, Filipe! É verdade…o problema é que não é tão fácil conseguir esses ingressos a 11 euros… e, dependendo do lugar, dá para ver melhor dos lugares em pé mesmo.
      Beijos!

  7. Ótima dica Nathalia. Dica de ouro, para ser exata… Já anotando para quando for a cidade. Como o Filipe, se encontrar o bilhete de 11 euros fico com esse, pois o conforto de sentar não tem preço… ops!! tem, mas aí a diferença será pouca. =)

    1. Martinha, fico feliz que tenha gostado! O de 11 euros é mais confortável mesmo, mas dependendo de onde for o lugar, dá para ver melhor nesses lugares em pé. Na verdade, assistir a um espetáculo na Ópera de Viena é muito legal mesmo – independentemente do lugar. Depois conta pra gente como foi sua experiencia lá! Bjo!

  8. Oii!!! Adorei o post! Estou chegando para passar uns dias em Viena no começo de dezembro. Estou querendo assistir um espetáculo, mas estou viajando sozinha com minha filha de cinco anos. Você viu alguma criança por lá? É permitido?

    1. Oi Stephanie,
      Que bom, pra falar a verdade não vi muitas crianças, não tenho certeza se é permitido, não saberei te responder. Me desculpe.
      Abraços!
      Renata

  9. Olá.
    Adorei suas dicas. Dá para compreender perfeitamente.
    Estarei em Viena no inicio de outubro 2019 e pretendo conhecer a opera de Viena. Estava já disposta a comprar o ingresso por 50 euros. Mas essa sua dica, vou partir para essa economia, embora seja desconfortável, digamos assim….rsrsr

    Como somos um grupo e o espetaculo estaremos durante no turismo na cidade e somente no final do dia ir a opera. Podemos ir no traje esporte? calça jeanas, camiseta e casaco.

    Outra coisa: não vi esse ingresso de 11 euros mencionado aqui. Onde a gente compra? no site ou na bilheteria local?

    Obrigada

    Um abraço

    1. Oi Aravy,
      Tudo bem? Esse ingresso não é vendido antecipadamente, ele é vendido somente no dia na bilheteria local. No post tem todos os detalhes para comprar, como é a fila, quando tempo antes chegar e os tipos de ingressos. Quanto aos trajes tem de tudo também, os mais velhos são mais formais, mas tranquilo ir de jeans e camiseta.
      Um abraço e boa sorte!!
      Aproveite Viena.
      Renata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *