O que fazer na Califórnia já que o estado norte-americano é tão grande e repleto de atrações imperdíveis? Neste post você vai saber dos principais pontos turísticos do litoral, na famosa Highway 1 – a estrada que liga San Francisco a Los Angeles pela costa.

Pensando em opções românticas? Confira estes hotéis onde crianças não são permitidas!

Morei na Califórnia durante um ano e meio com minha família e pude explorar bastante a região. Minha primeira dica é fazer o trajeto exatamente no sentido norte-sul: descer de San Francisco para Los Angeles. Porque? Como existem vários pontos de parada para ver o mar, as praias e a maravilhosa paisagem, fica mais fácil somente sair da estrada a direita e não ter que cruzá-la em cada parada. Pode parecer uma bobagem, mas não é!

Para fazer este trajeto alugar um carro é fundamental! Faça uma cotação agora com o nosso parceiro Rentcars. Só clicar aqui para ter todas as informações necessárias.

O que fazer na Califórnia: partindo de San Francisco

Já escrevi aqui no blog um post super completo com diversas atrações de San Francisco. Vale a pena dar uma olhada, porque são 20 passeios imperdíveis na cidade. Clique aqui para conferir!

O que fazer na Califórnia
San Francisco

Agora que já sabe o que visitar em San Francisco quer ir rumo a Highway 1 para curtir os melhores pontos do Pacífico, certo? Então vamos lá!

Primeiro de tudo se você pensa em se esticar na areia, tomar sol e curtir a praia como a gente faz aqui no Brasil, pule para o final deste post! :))

Brincadeiras à parte, eu explico: as praias ao norte e ao centro da Califórnia não são como as nossas. O clima, a maior parte do ano, é ameno, a água é muito gelada e venta bastante. Praia gostosa mesmo, como estamos acostumados, é lá pra baixo perto de Los Angeles.

Por conta de diversas cadeias montanhosas, principalmente na região noroeste, o clima nas praias varia muito. Foram pouquíssimas as vezes que consegui ir para a praia para me esticar na areia, de verdade! Já peguei, por exemplo, 15 graus em Half Moon Bay, céu nublado e vento em pleno verão! Portanto, aproveite para curtir o visual. As paisagens que você verá na Highway 1 são únicas e é isso que torna esta região tão especial.

Antes de falar sobre a primeira parada, gostaria de lembrá-lo a contratar um seguro viagem. Não viaje sem ele! Qualquer despesa médica no exterior custa muito, muito caro. Portanto, um seguro viagem é essencial. Temos parceria com a Seguros Promo, faça uma cotação clicando aqui.

O que fazer na Califórnia pela Highway 1

#1 Half Moon Bay

O que fazer na Califórnia
Half Moon Bay em um lindo dia de sol. Não parece, mas estava super frio!!

Praia bonita, porém com um clima nem sempre bom, como já falei. Visitei algumas vezes e não tive sorte de pegar um dia quente e com sol. A cidade conta com um pequeno píer e uma boa estrutura de restaurantes e lojas.

Se estiver viajando com crianças pequenas visite uma fazendinha, tem algumas na cidade. Lá é possível fazer passeios de pônei, conhecer os campos de abóboras se estiver próximo do Halloween ou ainda participar de uma caça aos ovos se for próximo da data da páscoa. Tem diversão o ano inteiro, além de também contar com os “farmers market” – uma feira livre, como as nossas, com produtos cultivados localmente. Toda essa programação é bem típica americana, no mínimo interessante para quem quiser ficar mais próximo da cultura deles.

O que fazer na Califórnia
Este é o píer da cidade, pequeno, sem comércio. E meu pai passou frio pra fazer esta foto! 🙂

Dica: em Half Moon Bay existe um super hotel Ritz Carlton, que serve um brunch maravilhoso aos domingos! Sem contar que ele é lindo, veja só!

Para os surfistas, um aviso: muito próximo está a famosa praia de Mavericks, um point super disputado pelos surfistas com ondas que chegam a 18 metros no inverno! Tem até filme que mostra esta praia, se chama “Tudo por um Sonho” (Chasing Mavericks), de 2012.

#2 Pescadero Beach

O que fazer na Califórnia
Uma das trilhas de Pescadero

Praia com um visual incrível, Pescadero é um ótimo ponto de parada, principalmente para os aventureiros. Ideal para acampar, a região possui um grande parque que conta com estrutura para camping, diversas trilhas, possibilidade de pesca e esportes náuticos, entre outras atividades. A fauna e flora são incríveis e com sorte é possível ver diversos leões marinhos, como os da foto. Neste site é possível encontrar tudo o que dá pra fazer no parque.

O que fazer na Califórnia
Leões Marinhos tomando sol!!!

#3 Santa Cruz

Esta é uma das praias queridinhas da Califórnia. Santa Cruz agrada surfistas, banhistas, crianças. A cidade é bem estruturada e sua praia principal, de mesmo nome, tem aquele píer enorme com atrações como restaurantes e roda gigante, como a maioria das praias norte-americanas. Outra opção por ali é a praia de Capitola.

Se interessou por Santa Cruz e região? Veja as tarifas dos hotéis na cidade com nosso parceiro Booking

Se a idéia for explorar mais a cidade, vá até o Farol de Santa Cruz. Ele oferece uma linda vista dos penhascos característicos da Califórnia. Ao lado dele fica o Santa Cruz Surfing Museum, que mostra fotografias, pranchas e outras curiosidades de mais de 100 anos de história do surf na cidade. Mais informações sobre o Museu estão aqui, no site oficial da cidade.

O que fazer na Califórnia
Museu do surf, em Santa Cruz

#4 Monterey

Cidade super famosa pelos turistas que visitam a Califórnia, Monterey é repleta de atrações. Ótimo local para pernoitar, já que conta com uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes.

O que fazer na Califórnia
Lindo entardecer em Monterey

Sem dúvidas a atração mais famosa e que leva diversos turistas à cidade é o Aquário de Monterey e ele é realmente sensacional. Conta com cerca de 30 mil espécies de animais marinhos, aves, répteis e etc. O que mais gostei foram as algas marinhas e lá tem diversos tipos delas. Esse aquário é realmente imperdível! Vá mesmo que não estiver viajando com crianças.

Veja neste link os valores dos ingressos e garanta já a sua entrada no Aquário de Monterey

O que fazer na Califórnia
O que mais gostei no aquário foi observar as águas vivas se movimentando

Outro passeio para se fazer na cidade é andar pelo calçadão à beira mar e chegar até o Fisherman’s Wharf. Parecido com o de San Francisco, porém menor, este píer conta com vários restaurantes, principalmente de frutos do mar. É de lá que partem os barcos para passeios turísticos, como a observação de baleias – o que nem sempre acontece!

#5 Carmel

A praia mais romântica da Califórnia é, sem dúvida nenhuma, Carmel. Famosíssima e bem disputada em qualquer época do ano, a cidade é realmente um charme.

O que fazer na Califórnia
Ah, Carmel… mesmo no inverno você é um charme!

Não há muito a se fazer na cidade, que é pequenininha, bem cuidada e com pouco comércio. Mas aí é que se encontra o seu charme, pois Carmel oferece boas opções de restaurantes e hotéis/pousadas. Se você estiver viajando em casal, se hospede na cidade e não vai se arrepender. O visual da praia é realmente lindo em qualquer época do ano.

Pensando em reservar um hotel em Carmel? Consulte nosso parceiro Booking para checar as tarifas

Para quem quer explorar ainda mais o visual deste trecho, percorra a 17 Mile Drive de Monterey até Carmel. Trata-se de uma estrada de cerca de 27km (17 milhas, daí o nome) que beira o mar. A graça aqui está em apreciar a paisagem, que é linda por sinal, e babar nas casas milionárias, que são realmente espetaculares! E, claro, de frente para o mar e próximas a um campo de golfe. O percurso pode ser feito de bicicleta ou de carro, esta última opção é paga (cerca de US$ 10), já que o gerenciamento da estrada é privado.

O que fazer na Califórnia
Trecho da 17 Mile

E o que fazer na Califórnia depois de Carmel?

A Highway 1 surpreende a cada parada. E como são vários pontos turísticos interessantes para explorar, resolvi dividir as informações em dois posts.

A segunda parte dessa roadtrip vai de Carmel até Santa Barbara, que fica a pouco mais de uma hora de Los Angeles. Confira aqui esta viagem, que está ainda mais linda e cheia de paisagens surpreendentes.

Interessado em chegar até Los Angeles? Tem várias dicas legais aqui do Blog Alyssa Prado. Neste post ela conta como planejar uma viagem para Los Angeles. Tem tudo o que você precisar saber antes de ir!

Se quiser ler mais sobre o que fazer na Califórnia e regiões próximas, confira estes posts:

Parque Nacional do Grand Canyon e deserto do Death Valley

Las Vegas com crianças

Parque Nacional de Yosemite

Vai viajar?

Aproveite para reservar com os parceiros do Blog sua viagem e colabore para criarmos sempre novos conteúdos para vocês!

11 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus!! Adorei seu post porque me fez lembrar uma das mais lindas viagens que fiz. A Califórnia é sensacional, eu gostaria de ter oportunidade de morar lá. Uma das cidades que mais gostei nesse roteiro foi Monterey, que achei um charme. Em Carmel fui até o rancho do Clint Eastwood para almoçar. Super gostoso! Vontade de fazer tudo de novo quando li seu post. Super beijo.

    • Delícia de região né? Eu não conheci o rancho do Clint Eastwood, ótima dica pro dia em que eu voltar! 😉 Beijos pra vc tb, Vanessa!

  2. Eu adoro a Califórnia e já viajei por esse Estado algumas vezes. A primeira foi descendo de San Francisco até LA e foi maravilhoso! Tem tanto lugar legal e muito o que fazer nas cidades. Gostei muito dessas dicas, pois muitos dos lugares ainda não conheço.

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome