A cidade de Nobres (MT) não é muito conhecida do turismo brasileiro. Dentre as três Chapadas brasileiras (Veadeiros, Diamantina e Guimarães), esta última acredito que é a menos explorada.

Nobres, no Mato Grosso, fica bem próxima da Chapada dos Guimarães e da capital do estado, Cuiabá. Para quem gosta de natureza e aventura, o Mato Grosso é uma opção que deve ser incluída no seu roteiro. E as atrações de Nobres (MT) são surpreendentes! É uma imersão nas belezas naturais do nosso Brasil com lagoas e rios cristalinos. Fizemos passeios incríveis e o contato com a flora e a fauna local, sem dúvida faz dessa viagem uma experiência única.

Procurando por hotéis românticos? Confira nossas 15 dicas de lugares por todo o Brasil só para casais!

Vou contar a vocês todo o passo a passo para chegar até a Chapada dos Guimarães. Nossa primeira parada foi Nobres (MT).

Como chegar a Nobres (MT)

Primeiro de tudo é bom deixar claro que as atrações NÃO FICAM PRÓXIMAS A NOBRES (MT)!!! Elas são muito mais perto de Vila Bom Jardim. As cidades ficam cerca de 65km de distância entre si, o que não é pouco em uma estrada bem mais ou menos e onde você terá que ir e voltar por diversos dias seguidos.

flutuação Nobres mt
Flutuação em um dos passeios

Importante para a locomoção de toda a viagem, inclusive para todos os passeios, é o aluguel de um carro. Temos um parceiro aqui do blog, que é a Rentcars, e com quem é possível fazer uma cotação sem compromisso. Acesse este link e escolha um carro que melhor se encaixa no seu perfil.

Carro alugado, partimos de Cuiabá direto para Bom Jardim, a aproximadamente 140 km de distância. Por lá, infelizmente, existe pouquíssima infraestrutura. É uma vila toda de terra vermelha, sem muitas opções de restaurantes, principalmente a noite.

Nem chegamos a ir até Nobres (MT), mas me disseram que é uma cidade bem maior e com mais opções de serviços para os turistas. Independentemente disso, somente pela distância entra a cidade e os passeios (em média 70 km só de ida) não faz valer a pena se hospedar por lá.

Pousadas em Nobres (MT)/ Vila Bom Jardim

Como comentei acima, nem passamos por Nobres (MT)! Vou listar, portanto, algumas pousadas em Bom Jardim, que é onde acho mais pratico e eficiente se hospedar, como já expliquei acima. Primeiramente, como uma vila pequena não espere nenhum luxo, as pousadas são beeeeeem simples. Mas limpinhas e honestas! rs

Ficamos na Pousada Bom Jardim, que oferecia o necessário. Sabe aquela história de cama boa e chuveiro quente? O chuveiro nem era tão quente e a cama nem tão boa quanto um hotel 5 estrelas (claro!!), mas foi uma estadia OK. Um quarto limpinho e um café da manhã simples e gostoso, como é o caso da Pousada, já estava bom.

Por do Sol Nobres MT
Pôr do Sol em Vila Bom Jardim

A Pousada Bom Jardim também funciona como agenciadora dos passeios. Fechamos, portanto, um pacote completo com eles de hospedagem e atrações. Outras pousadas têm este mesmo esquema.

Na região todos os passeios devem ser escolhidos e contratados através dessas agências. Você já chega nos locais com o voucher na mão. Muitas delas incluem almoço, o que é bem prático, pois são locais com uma certa distância da Vila. Então, o que a gente fazia era ir para a primeira atração, voltava para a pousada se fosse cedo e partia para o passeio da tarde, que era onde almoçávamos.

Outras opções de pousadas pela Vila Bom Jardim próximas ao local em que me hospedei são: Pousada Serra Azul, Pousada Lagoa Azul e a Pousada da Villa.

Interessado em checar todas as pousadas em Bom Jardim? Clique aqui e verifique as tarifas e locais disponíveis.

Um restaurante que valeu a pena…

Vou abrir um parênteses para indicar o restaurante do Chapolin. Ele não abre todos os dias no jantar, mas no almoço sim. O dono, logicamente vestido de Chapolin o tempo todo, já é famoso na região. A comida bem caseira e gostosa, valeu a pena. Custa, em média, R$30,00 para comer a vontade e criança paga menos. É muito fácil de encontrar, já que Bom Jardim é uma vila de pouquíssimas ruas, cortada pela rodovia MT-241. Não tem como não achar!

Chapolin Nobres
Olha o Chapolin aí com a criançada, ele é uma simpatia!

Passeios em Nobres (MT)/Vila Bom Jardim

Ah, agora chegamos na melhor parte! A dos passeios maravilhosos que fizemos pela região. Prepara-se para uma imersão na natureza com paisagens muito bonitas!

As atividades aqui são de “contemplação” como as agências definem. Isso porque na maioria dos passeios é feita a flutuação/descida dos rios, com coletes salva vidas, máscara e snorkel, onde é possível apreciar os animais marinhos e a fauna local. Todos são acompanhados de guias, que orientam os grupos a todo momento, além de nos contar as particularidades de cada atração.

Vale ressaltar que em todos os passeios são permitidas crianças somente acima de 6 anos.

Fizemos seis passeios, divididos três dias. Portanto, foram dois passeios por dia: um de manhã e o outro a tarde.

Chachoeira Serra Azul

Nobres MT Chachoeira Serra
É muito linda!

Nosso primeiro passeio foi para a Cachoeira Serra Azul, com seus 46 metros de altura, que deságua em uma “piscina natural”, que eles chamam de poço. Ele tem 30 metros de diâmetro e seis de profundidade. O mergulho é permitido, somente com colete salva vidas. Nem preciso dizer que a criançada ficou muito feliz, né?

Do lado direito da Cachoeira existe uma nascente pequenininha, que despeja água a maravilhosos 28 graus. É uma pena que ela não tem uma grande vazão para aquecer a cachoeira toda!! rs

Cachoeira Serra Azul Nobres MT família
Pose em frente a Cachoeira Serra Azul

Para chegar até a Cachoeira Serra Azul é preciso subir 470 degraus! Parece muito, mas não foi difícil e cada um segue o seu ritmo. A volta é ainda mais fácil, já que é possível descer por uma tirolesa de 700 metros. O local ainda oferece arvorismo – ambos pagos à parte.

Você sabia que em Paris existem muitos passeios para crianças? Sim, a cidade luz não é só para casais. Leia neste post passeios incríveis em Paris com crianças.

Aquário Encantado

Infelizmente não pude ir a este passeio, já que tive um problema com o meu carro. Aluguei um carro baixo e na estrada para a Cachoeira havia muitas pedras. O pneu do carro furou e ainda uma pedra grande bateu no para-choque do carro, que entortou bastante! Passei a tarde toda resolvendo este problema do carro e não pude ir.

Aquário Encantado Nobres MT
Muitos peixes no Aquário Encantado

Mas minhas filhas e nossos amigos gostaram do que viram. O Aquário Encantado é uma descida de 1000 metros pelo rio (flutuação como eles chamam). Como a temperatura estava uns 23 graus, todos reclamaram um pouco do frio. Mas a flutuação em si foi divertida. A chegada é em um aquário natural com seis metros de profundidade, onde é possível ver alguns peixes, o que eles contaram ser a melhor parte.

Boia Cross no Duto do Quebó

Foi, sem dúvidas, o passeio mais divertido de Nobres (MT)! Com uma grande boia, nós descemos 1300 metros pelo rio. No meio deste percurso uma caverna com 228 metros de extensão e 10 metros de altura que é cheia de morcegos!!! Felizmente eles ficam quietinhos voando e nem passam perto da gente. Mas confesso que, naquela escuridão e vendo os bichinhos se mexerem, já estava pronta para gritar caso algum chegasse perto de mim!!

Nobres MT BOia cross
Enquanto descia o rio de boia, tirei fotos da nossa aventura!

Importante lembrar que um guia nos acompanhou por todo o percurso, nos salvando quando encalhamos pelo meio do caminho e também dando uma força com as crianças. Eles fornecem sapatos, como este da foto acima, capacete e colete salva-vidas para realizar este passeio.

Foi pura diversão! A gente deu muita risada e as crianças acharam o máximo descer um rio de verdade em uma boia, principalmente em algumas partes onde a correnteza era um pouco maior e a velocidade aumentava.

Caverna boia cross
Quase saindo da caverna… sem nenhum morcego voando perto da gente!

Reino Encantado

Chegamos no Reino Encantado na parte da tarde e foi aonde almoçamos – uma comidinha caseira bem gostosa! O lugar, que também é uma pousada, é super charmoso e bem cuidado.

O passeio pelo Rio Salobra começa em uma área com mais de 200 ressurgências, ou seja, aonde estão as nascentes do rio. É muito interessante mergulhar e ver várias bolhas de ar no fundo: essas são as ressurgências. Neste local não é possível pisar no chão, porém existem alguns troncos onde pudemos nos apoiar.

reino encantado nobres mt
A foto em baixo d’água não ficou tão perfeita, mas dá pra ter uma ideia do que é uma ressurgência. A água brota do chão!

Após um período na nascente, fizemos a flutuação por aproximadamente uma hora e meia, em um percurso de 1200 metros. Eu, particularmente, não encontrei muitos peixes neste rio, o que deixou o passeio meio sem graça. Não sei se era a época do ano ou se não tivemos sorte. Mas vimos poucos, realmente. O passeio valeu a pena somente pelas ressurgências, que achei bem interessante. Ah, e pelo almoço! rs

Rio Triste

Rio Triste Nobres MT
A visibilidade e a quantidade de peixes neste passeio foi incrível!

Nosso terceiro e último dia começou com um belo passeio pelo Rio Triste. Esta flutuação foi realmente incrível, eu nunca vi tantos peixes juntos e de várias espécies diferentes, incluindo arraias de vários tipos e tamanhos. Foi sensacional!

O percurso é de 1200 metros e dura duas horas. Vale ressaltar a água, sempre cristalina. Parecia que estávamos em uma piscina, é inacreditável.

Rio Triste Nobres MT
Uma das arraias que vimos pelo Rio Triste

Passeio de Quadriciclo

Nosso último passeio fugiu do “circuito água”, mas foi igualmente divertido. Andamos de quadriciclo com as crianças na garupa, obviamente, porque eram todos menores de 16 anos e não podiam dirigir.

Quadriciclo Nobres MT
Essa aí da frente sou eu puxando a fila dos quadriciclos

O percurso de 13km incluiu uma parada em um mirante para apreciar o por do sol. Foi lindo!

Nobres MT quadriciclo
O passeio de quadriciclo no pôr do sol foi muito especial

Outros passeios em Nobres e região

Além desses passeios que expliquei acima, a região de Nobres (MT) conta com outras atrações, é claro. Algumas delas são: Balneário Estivado (banho de rio), Vale das Águas (flutuação), Lagoa das Araras (contemplação de aves), Passeio de Caiaque no rio Cuiabazinho, Refúgio Água Azul (flutuação), Vale das Águas (flutuação), Mirante do Cerrado (mirante) e mergulho de cilindro.

Hospedagem: apesar de não indicar, como já comentei acima, vou deixar também um link para acessar as pousadas de Nobres (MT). É sempre bom pesquisarmos e compararmos, não é mesmo? Clique aqui e veja as opções.

Esse foi só o começo da nossa viagem pelo Mato Grosso. Próxima parada: Chapada dos Guimarães. Confira o post com tudo o que fizemos!

Gosta de viagem com aventura? Temos um post com diversas atividades em Brotas (SP) para ir com crianças. Acesse este link para saber mais.

Aproveite e faça suas reservas e compras com nossos parceiros. Você não paga nenhum adicional por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidades! Confira abaixo:

10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, mega esclarecedor seu post, principalmente por tirar essa dúvida de que as atrações nem ficam na realidade em Nobres (que vocês nem foram). Amei essa viagem, quero fazer uma igual!

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome