Você já conhece o Sul do Brasil? São tantos atrativos nessa região que não dá pra explicar tudo nesse post, só indo mesmo para conferir.

A diversidade de experiências com certeza vai agradar todos os tipos de viajantes. Os que gostam de praias e os que gostam de um friozinho na serra. Aqueles que apreciam a boa gastronomia, cerveja, bons vinhos e os que buscam atrativos culturais. São muitos destinos, todos perfeitos para você aproveitar as férias em família.

Explorando o Sul do Brasil
Praia da Galheta em Florianópolis. Foto: Viagem em Detalhes

Pela minha experiência viajar pelo Brasil é sucesso garantido entre as crianças. Meu filho adora e cada dia quero mostrar um lugar novo. Alguns mais conhecidos, outros nem tanto, mas muita coisa para ser explorada.

Paraná

No Paraná você encontra uma das 7 maravilhas do mundo. As Cataratas do Iguaçu. Essa é uma viagem muito legal para fazer em algum feriado prolongado. É uma facilidade ir para lá pois fica muito pertinho pra quem mora na região Sudeste. Saindo de São Paulo de avião dá 1 hora de viagem e do Rio dá 1 hora e meia.

A estrutura para famílias com crianças me surpreendeu. O parque das Cataratas é muito organizado. Gabriel também adorou visitar o Parque das Aves, a Usina Itaipu Binacional, fazer o Macuco Safari. Diversão garantida!

Explorando o Sul do Brasil
Sempre tem arco íris por lá. Foto: Viagem em Detalhes

A opção de Hotéis em Foz também é muito grande e para todos os gostos e bolsos. Se você gostar de Ecoturismo, por lá também encontrará opções de rafting, arvorismo, trilhas entre outras.

Agora para quem é mais cosmopolita precisa incluir a capital Curitiba no roteiro. É uma cidade com muitos parques. As crianças vão curtir demais as atrações ao ar livre. Meus preferidos são o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. Veja sempre a programação cultural antes de ir!!

Curitiba também é famosa pelas opções de Gastronomia e tem uma noite badalada para os pais que forem mais animados. Ou aqueles que tiverem uma vovó de plantão pra ficar com as crianças.

Estamos numa fase de viagens de carro. Então por que não sair de Curitiba em uma Road Trip pelo Sul diretamente para Santa Catarina? Essa é uma ótima opção de roteiro.

Santa Catarina

Santa Catarina é muito famosa por suas praias, mas ela oferece muito mais do que você imagina.

Eu começaria esse roteiro por Blumenau, depois Balneário Camboriú, passando por Penha e terminaria em Florianópolis.

Blumenau tem programação cultural o ano todo, mas em outubro tem a famosa Oktoberfest. E quem acha que a festa é só pra adultos se engana, por lá tem uma área enorme infantil, o Kinderhaus, com muitas atividades para a criançada.

A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa alemã no Brasil. Desde 1984 reúne boa cerveja, boa gastronomia, música, cultura, folclore e tradição alemã no Brasil.

Depois de Blumenau que tal uma parada em Penha para 2 dias de parque de diversões? As crianças e os adultos vão amar.

Explorando o Sul do Brasil
Show dos Carros. Foto: Viagem em Detalhes

Fiquei surpresa com a qualidade dos shows do parque Beto Carrero World. Nós amamos almoçar assistindo ao show dos cavaleiros medievais, adoramos também ver o show do Madagascar e o show dos carros. Qualidade excepcional e não ficou devendo nada para os parques americanos.

As opções de atrações agradam tanto os pequenos quanto os maiorzinhos. O Gabriel gostou tanto do Crazy River que quis ir 5 vezes. Nessa atração você passeia por corredeiras em um bote que leva umas 6 pessoas, e nessa descida vai levando vários banhos d’água, quase impossível escapar ileso.

Explorando o Sul do Brasil
Crazy River. Foto: Viagem em Detalhes

Depois recomendo alguns dias em Balneário Camboriú. De Penha pra lá a estrada é bem tranquila e leva pouco mais de 1 hora. Caso opte por ficar hospedado em Balneário, poderá fazer um bate e volta ao parque em Penha. Em Camboriú você encontrará mais opções para hospedagem, com certeza

Explorando o Sul do Brasil
Balneário Camboriú, passeio com a vovó. Foto arquivo pessoal

Balneário Camboriú conta com um parque que as crianças adoram com várias atrações. Você começa subindo pelo teleférico. Que já é um passeio bem gostoso. Chegando lá o Gabriel amou a montanha russa manual que desliza pelo meio da floresta. Tem também uma vista linda da orla toda e ainda, quem for mais radical, pode descer por uma tirolesa, essa deixamos para quando o Gabriel for maiorzinho.

Explorando o Sul do Brasil
YouHoo, treno que desce pela mata em Camboriú. Foto: Viagem em Detalhes

E por fim, Floripa, a famosa ilha da magia. Amo Florianópolis, foi a primeira viagem de avião do Gabriel, para ver o papai no Ironman. Prova de triathlon que acontece anualmente na ilha no mês de maio.

Explorando o Sul do Brasil
Meu pequeno em Floripa. Foto: Viagem em Detalhes

A prova acontece na praia de Jurerê Internacional, que é uma das melhores praias pra ir com crianças, quentinha e tranquila, pois fica voltada para o continente. Mas Floripa tem muito a ser explorado.

Recentemente estive por lá fazendo um roteiro diferente. Fiz trilhas pela praia Mole e Galheta, trilha da Barra da Lagoa, provei diversas cervejas artesanais e passei por lugares que nem sabia que existiam. Veja aqui essa experiência.

E olha que já estive diversas vezes em Floripa. Mas isso que é interessante, nunca uma viagem é igual a outra. Mesmo que seja exatamente para o mesmo lugar. É o que me faz uma apaixonada por explorar novos lugares nesse Brasil enorme.

Para completar a Região Sul, Rio Grande do Sul, esse estado com tanta diversidade de cultura.

Rio Grande do Sul

Quem gosta de curtir um friozinho da serra não pode deixar de conhecer Gramado e Canela.

Gramado é um charme e com opções de entretenimento para todas as idades. A Rua Coberta é um dos atrativos principais, lá tem muitos restaurantes e lojinhas. Sempre que tem alguma exposição na cidade, é lá que acontece. Como os famosos Festivais de Cinema e o de Orquídeas.

Se hospedar por perto da Rua Coberta é uma boa, além de estar bem localizado, ela acaba sendo um ponto ótimo para esperar a chuva passar (experiência própria). Dependendo da época do ano chove muito.

O Lago Negro é umas das atrações imperdíveis por lá. Você pode andar de pedalinho, fazer uma caminhada ou um picnic no gramado.

Explorando o Sul do Brasil
Lago Negro. Foto: Viagem em Detalhes

Tem um passeio onde você visitará uma exposição com maquetes de vários países do mundo, sucesso entre os pequenos.

Explorando o Sul do Brasil
Minimundo. Foto: Viagem em Detalhes

Gramado oferece ainda outros parques que a criançada vai curtir. E a época mais concorrida com certeza é quando acontece o Natal Luz. Esse ano ele irá acontece entre 26 de outubro até 14 de janeiro de 2018. Nessa época diversos shows de música e de luzes são apresentados.

Canela

Alí bem pertinho de Gramado, fica Canela. Uma cidade bem pequena, que conta com o Parque do Caracol. Bom para caminhar, entrar em contato com a natureza, e ver a famosa Cascata do Caracol com uma queda livre de 131m.

Explorando o Sul do Brasil
Linda Cascata, pena que estava um pouco encoberta. Foto: Viagem em Detalhes

Aos amantes de vinho, em Canela tem duas vinícolas em que é possível visitar e provar os vinhos.

Continuando no assunto vinhos, eu estou louca para visitar Bento Gonçalves conhecer as vinícolas por lá. Em breve espero contar pra vocês dessa experiência.

Como eu sempre digo é importante viajar com as crianças, mas os pais também tem direito a se divertir e principalmente relaxar. Mesclar atividades para as crianças e para os adultos é sempre uma receita boa para férias de sucesso.

Afinal na maioria das vezes estamos também curtindo os poucos dias de folga do trabalho e é essencial descansarmos para ter bastante energia para cuidar e brincar com esses pimpolhos o resto do ano, né!?

E você, tem alguma experiência legal visitando a região Sul do Brasil e quer contar pra gente??

Conte com o apoio e sugestões do para mais informações sobre a Região Sul.

#Post Patrocinado#

20 COMENTÁRIOS

  1. Esse resumão ficou bem completo. Lá se vão 4 anos desde a minha última visita ao Sul. Agora estou ansiosa pelo Rota Sul, que vai rolar em Criciúma, daí vou conseguir conhecer mais um pouquinho. De quebra, vou dar uma esticadinha em Floripa e pegar as suas dicas aqui.

  2. Eu simplesmente amo a nossa região Sul. Tudo me fascina por lá! Paisagens, praias, frio, culinária, educação das pessoas, hotéis, vinícolas.. Haha! TUDO. Ainda preciso voltar para conhecer Foz do Iguaçu para assim fechar minha listinha do Sul. 😉

  3. O Sul é nossa casa. Eu nasci no RS. A Lis, no PR. Nos conhecemos e casamos em SC! Adoramos viajar por aqui e aproveitar os lugares mais conhecidos e também explorar outras regiões. O Sul tem muito a mostrar!

  4. Amei esse post! Acredita que de tooooda a região sul eu só conheço Porto Alegre? Sonho com as Cataratas do Iguaçu, Curitiba, Floripa, as praias de Santa Catarina, Gramado e Canela… seu post me deu siricutico pra explorar a região!

    • Oi Gabi! Ah precisa ir, as Cataratas são demais, as praias também, muita coisa mesmo. Uma viagem só ainda não dá pra fazer tudo!
      Obrigada, Beijos Renata

  5. Olá Renata,
    Já visitei o Brasil mais de dez vezes, mas pouco conheço da região Sul. Tenho especial interesse na Serra Gaúcha e em cidades / praia como Floripa mas, na verdade, tudo sobre Santa Catarina ou Rio Grande do Sul será novidade para mim. Grande abraço e obrigado pela partilha.

    • Oi Filipe,
      Tudo bem? O Sul do Brasil é lindo, tem mesmo muita coisa, praias lindas, serra, cidades charmosas, vinícolas. Vale a pena para a próxima vinda ao Brasil.
      Abraços,
      Renata

  6. Que viagem maravilhosa, Renata! O sul do Brasil realmente é pouco explorado e, que se as pessoas soubessem como vale a pena, já arrumariam as malas! Dos três estados, conheço bastante coisa de SC e do RS. Paraná ainda conheço pouco…
    Obrigada pelas dicas! Beijão!

    • Oi Marcia,
      Ah que legal!! Roadtrip com crianças é bom demais! Ótimo é que o Sul permite diversos roteiros e dá pra voltar sempre…
      Abraços,
      Renata

    • Oi Angela! Realmente uma responsa escrever sobre a região Sul para quem é local! 🙂 Com certeza tem muito mais coisas, né! Acho que dá pra fazer uma lista de posts! 🙂
      Bjos!

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome