Já pensou em fazer uma visita ao Teatro Municipal de SP? Um ícone da cidade, o Teatro tem muita história e é um edifício muito bonito.

Mas você sabia que pode visitar o interior do Teatro Municipal? Sim, é possível e eu vou contar todos os detalhes aqui.

Visita ao Teatro Municipal de SP

As visitas ao Teatro Municipal de SP acontecem de terça às sexta-feiras, em diversos horários. Às 3as, elas são às 11h, 16h ou 17h e de quarta a sexta-feira acontecem às 11h, 13h, 15h, 16h e 17h. Importante dizer que as visitas são gratuitas! Mas é necessário agendamento, pois os grupos têm limite de pessoas. Faça o agendamento, clicando aqui ou compareça pessoalmente ao Teatro Municipal para marcar o dia de sua preferência.

Visita ao Teatro Municipal SP
Escadaria do Teatro, linda!

Estrangeiros também podem fazer a visita ao Teatro Municipal de SP, vejam que legal! Elas acontecem em inglês, às 3as e sábados, às 11h e de 4a a sexta, às 13h. O Teatro ainda tem visitas em libras, para surdos, todos os sábados, às 11h.

Procurando por um bom hotel no litoral de SP? Veja aqui opções especiais que separamos neste post!

Como é a visita ao Teatro Municipal de SP?

Se contarmos o tempo total, a visita ao Teatro Municipal de SP dura no máximo 1h30. Um guia acompanha o grupo e conta diversas curiosidades deste lugar encantador e tão cheio de histórias.

Visitamos primeiramente o saguão da entrada: lindo, imponente com a escadaria ao centro, estatuas e quadros históricos, além de vitrôs maravilhosos.

Passamos também pelo salão nobre – que era utilizado para grandes eventos e, na verdade, ainda é, pois pode ser alugado para festas e confraternizações particulares e corporativas.

Visita ao Municipal salao nobre
Salão nobre

O salão nobre é maravilhoso! Possui no teto, diversas pinturas. A melhor maneira de vê-las é se deitando no chão, para poder observar com toda a calma, seus inúmeros detalhes.

Passamos depois por dentro do teatro. Infelizmente, lá não e possível fazer fotos e nem vídeos. O Teatro é muito bonito! Já tinha estado lá, há muito tempo para assistir um musical. E não lembrava o quanto ele é imponente! Sabe quando você sente que está participando de um grande evento? Uma grande solenidade? Assim que me senti neste visita, como uma convidada especial para um espetáculo!

Demos mais uma volta pelos corredores por detrás do teatro e soubemos mais sobre sua história. A visita ao Teatro Municipal de SP é muito rica em detalhes e eu super recomendo para quem quiser saber um pouco mais sobre a cidade de São Paulo.

Visita ao Teatro Municipal sp
O guia “incentiva” deixarmos no chão para apreciar o teto do salão

Em seus 108 anos de vida, o Teatro Municipal de SP passou por uma reforma e duas restaurações, sendo a última delas em 2011, que foi a maior de todas, incluindo a modernização do palco.

Algumas curiosidades: o teatro atualmente conta com 1.533 lugares; seu lustre veio da Alemanha e é um modelo original. Ele pesa 1,5 tonelada e possui 7 mil cristais!

Um pouco de história…

E já que estamos falando de como o Teatro Municipal está hoje, vamos voltar um pouco ao passado, mais precisamente em 1903, quando esta história começa.

Os ricos barões do café que moravam em São Paulo, almejavam a vida social dos europeus e, portanto, contando também com dinheiro público financiaram um teatro na cidade. Oito anos depois do início da construção, em 12 de setembro de 1911, era inaugurado o Teatro Municipal de São Paulo.

Visita ao Teatro Municipal SP guia
Guia explicando um pouco da história do Teatro

Os arquitetos foram Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal foi considerado uma construção arrojada, já que tinha traços renascentistas e barrocos em sua fachada. Dentro dele, muitas obras de arte. São Paulo, portanto, acabava de ganhar seu próprio palco para os grandes espetáculos.

Pensando em se hospedar em São Paulo? Veja aqui diversas opções de hotéis!

Ele era a grande vitrine da alta sociedade, que tinha “direito” aos melhores lugares do teatro, chamados na época de primeira ordem. Nela ficavam os políticos e os banqueiros. Nos lugares da 2a ordem (um andar acima) ficavam todos que tinham algum estudo; a 3a ordem (mais um andar acima) era destinada a professores e artistas e os estudantes ficavam no último andar do teatro. Os eventos até eram abertos ao público em geral, mas o valor dos ingressos era tão alto, que ninguém podia comprar.

Em 1981 o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

Visite o Teatro Municipal, assista as suas pecas, musicais e ballets. Confira aqui a programação.

Programas gratuitos ou com preços populares no Teatro. Saiba mais!

Todas às 4as feiras, há música de graça no saguão do Teatro: são as Quartas Musicais. Para assistí-las é necessário retirar o ingresso 1h antes, ou seja, às 17h.

E às últimas 2as feiras de cada mês é dia de “Teatro no Municipal”, uma peça é apresentada a preços populares: R$5,00. Ingressos também devem ser retirados 1h antes do espetáculo, que começa às 18h.

Agora não tem mais desculpa para não conhecer esta joia da cidade!

SP tem sorvetes maravilhosos. Veja aqui a nossa seleção dos melhores!

Temos muitos outros posts sobre São Paulo, confira nos links abaixo:

Conheça o brunch no Mosteiro de São Bento

Restaurantes com uma linda vista da cidade!

Aproveite os SPAs dos hotéis de luxo passando somente algumas horas

Passeio por SP no ônibus Hop on Hop off

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome