Os melhores passeios por Santorini estão aqui! Esta encantadora ilha, que é a mais famosa da Grécia, é realmente especial.

Diferente de Mykonos, que é mais voltada para o “ver e ser visto”, Santorini vive em ritmo mais lento, com menos opções de diversão noturna, mas não menos desprovida de praias e atrações paradisíacas.

passeio santorini
Casinhas típicas da ilha

Seu pôr do sol é um dos mais famosos do mundo, assim como a vista da caldeira que é como eles chamam o vulcão (ainda ativo) que é abraçado pela ilha.

Pra ficar bem explicado, Santorini está em uma área de natureza única. O vulcão Nea Kameni é a mais recente formação vulcânica do mediterrâneo oriental (430 anos) e teve uma última erupção há apenas 50 anos. A paisagem que hoje é Santorini é o resultado de erupções que ocorreram ao longo dos anos, dividindo um território único em quatro ilhas, mais o Nea Kameni. E toda esta transformação da natureza tornou Santorini um lugar inesquecível!

Os hotéis em Santorini

Escolher um lugar para se hospedar em Santorini não é uma tarefa das mais fáceis, já que a ilha oferece muitas opções. Os hotéis mais luxuosos têm vista para a caldeira e ficam em Oia (pronuncia-se Ía) que é o centro, em Thira (Fira) a capital da ilha e ainda em Imerovigli, outra vila que também conta com toda a estrutura de lojas e restaurantes.

passeio santorini
Quarto da suíte Cavehouse VII onde nos hospedamos

Nossa escolha foi o 270 Oia’s View em uma charmosa suíte com piscina privativa, que tem uma vista incrível do pôr do sol.  Recomendo muito, as concierges do hotel são super simpáticas, fizeram de tudo para nos agradar e a suíte é muito aconchegante. Na verdade, a que escolhemos tem dois quartos e dois banheiros, podendo receber mais pessoas, além de um casal.

passeio santorini
E uma piscina pra chamar de nossa!

O hotel não oferece café da manhã, mas eles deixam disponível no quarto suco, leite, torradas, pão, geleia, barrinha de cereal e café. A suíte conta ainda com fogão e geladeira, é muito prático. O 270 Oia’s View fica a 10 minutos de caminhada até Oia, o que facilitou bastante a nossa vida, já que estacionar por lá é bem difícil.

Como se locomover pela ilha

As opções de locomoção para conseguir fazer todos os passeios por Santorini são bem parecidas com as de Mykonos: scooter ou carro. Desta vez, fomos aconselhados pelo pessoal do hotel a alugar um carro, já que as motos ou veículos 4X4 não eram muito seguros, segundo eles, principalmente em alta temporada. Não era o nosso caso, mas decidimos não arriscar e como estava muito calor, optamos por um carro com ar condicionado, o que ajudou muito!

Existem várias locadoras nos centros de Oia e Thira e também próximo do aeroporto e do porto onde chegam e partem as balsas.

Os melhores passeios por Santorini

Fizemos a maioria deles em pouco mais de três dias na ilha e foi um mais surpreendente do que o outro. Confira a minha lista!

1) Vulcão Nea Kameni

Imperdível! Este é um dos incríveis passeios por Santorini que valem muito a pena. Várias empresas oferecem diversos tipos de passeios, que duram de três a oito horas incluindo assistir ao pôr do sol no barco. Nossa opção foi o de cinco horas, que saiu do Porto de Thira (conhecido como porto antigo) com a empresa Gold Street/Sostis Travel Agency. Contratamos o passeio na própria agência, na noite anterior, não precisando de reserva com antecedência. Porém, vale lembrar que não estávamos na alta temporada.

Como foi o passeio

A primeira parada foi no vulcão Nea Kameni, onde conhecemos toda a história de suas erupções. Como vulcão ativo, ele concentra pedaços de terra que são realmente quentes, por conta da lava. Conseguimos sentir a temperatura morna da terra e até ver uma fumacinha saindo, pena que pela foto não dá pra ver.

passeio santorini
De dentro do vulcão a vista é maravilhosa

A guia nos explicou que existem especialistas em Santorini que monitoram diariamente a atividade do vulcão, não oferecendo nenhum risco aos moradores e turistas, pois é possível prever com antecedência a próxima erupção. Além de saber desta história tão inusitada, a visão que se tem de Santorini de um outro ângulo é simplesmente arrebatadora! Difícil enquadrar em somente em uma foto!

Saindo do centro do vulcão fomos para as hot springs, ou águas termais. Elas ficam entre o vulcão e a ilha de Palia Kameni. Paramos por um tempo para poder mergulhar nas águas mornas que rodeiam o vulcão, é muito interessante.

passeio santorini
A água era bem quentinha mesmo!

Nossa última parada foi para o almoço na ilha de Thirassia, que pra ser bem sincera não tem nada demais, tampouco as fracas opções de comida. Quase nada habitada, não fomos encorajados pela guia a ir até o centro comercial, que fica no alto da ilha, que tinha um acesso difícil.

2) O pôr do sol

Muito famoso em Santorini, o pôr do sol com certeza irá te encantar. Em Oia é uma disputa tremenda por uma frestinha para ver o astro rei se pôr. Eu, como sempre corro atrás de qualquer pôr do sol quando estou em uma praia, não perdi mais este e realmente constatei que é um espetáculo! Se decidir assistir em Oia chegue cedo, pois os locais de onde se consegue ver o sol são bem concorridos.

passeio santorini
O pôr do sol mais famoso do mundo

A medida que a  noite vem chegando, as luzes vão se acendendo e é possível ver todas as casinhas iluminadas morro abaixo, até quase alcançar o mar. É uma vista bastante famosa de Santorini. Algumas, com o teto azul, são bem típicas e descobri que são somente as igrejas que podem ter o teto pintado dessa cor. Olha que curioso?

passeio santorini
Anoitecendo…

3) Praias de Black Beach/White Beach/Red Beach

Interessantes de serem visitadas, pois são lugares bem famosos que não podem ficar fora da sua lista de passeios por Santorini. Não espere nada parecido com Mykonos; as praias de Santorini são diferentes de qualquer praia das ilhas gregas. Por terem origem vulcânica, elas têm muitas pedras e areias escuras.  A beleza por aqui está nos contrastes entre areia e falésias. Como o nome já diz, a Black Beach tem areia muito escura e os penhascos idem!

passeio santorini
Black Beach

A White Beach já é rodeada por rochas brancas e a Red Beach é a mais diferente, na minha opinião, por ser toda avermelhada. Na semana anterior a nossa visita havia acontecido um deslizamento e fomos avisados para não entrar na praia. Chegando lá havia um monte de gente, inclusive na água! Não chegamos muito perto, mas mesmo assim conseguimos ver a praia de longe.

passeio santorini
Red Beach

4) Jantar em Ammoudi

passeio santorini
Baía de Ammoudi e seus restaurantes

Uma dica romântica em Santorini!! Ammoudi é uma região à beira mar, na pontinha da ilha e bem abaixo de Oia onde existem alguns restaurantes bem charmosos. O mais legal dessa região é que você pode jantar e ainda ter uma vista privilegiada do pôr do sol! Escolhemos, por indicação da concierge do hotel, o restaurante Sunset Ammoudi Taverna e não nos arrependemos. O atendimento foi ótimo, assim como a comida e ver o sol se pôr em um lugar tão especial fez toda a diferença!

passeio santorini
Não vale a pena jantar com esta vista?

5) Pyrgos

Pyrgos é o ponto mais alto da ilha, onde pudemos ver toda a beleza de Santorini do alto. Caminhando pelo vilarejo e subindo ao topo passamos por igrejas, casinhas brancas, galerias, museus, lojas e até mesmo um monastério. É um bairro bem sossegado e ainda oferece uma vista linda, dos dois lados da ilha.

passeio santorini
Linda vista em Pyrgos

6) Praia de Kamari

Kamari foi uma das praias de Santorini que me impressionou, apesar da areia escura. Ela tem uma faixa de areia bem grande, portanto ninguém precisa ficar espremido e consegue dividir tranquilamente a areia com os beach clubs. Pelo menos na baixa temporada, certo?

passeio santorini
Não dá vontade de ficar por aqui?

Com águas calmas, tem no seu canto direito uma rocha que dá mais charme pra aquele pedaço de paraíso! A orla é bem grande, existe um calçadão para pedestres e vários restaurantes e hoteis, alguns deles bem animados. É uma região interessante para fugir do eixo Oia-Thira.

7) Trilha entre Thira a Oia

Essa dica é para os esportistas e os apaixonados por tracking. Santorini conta com uma trilha de 10km entre os centros de Thira e Oia e de quebra com um visual maravilhoso da caldeira. Nós não tivemos tempo de fazê-la, porque dependendo do ritmo de cada um e de quantas paradas for fazer pode demorar até cinco horas. Não tínhamos mais este tempo.

Ao longo da trilha existem vários tipos de solo, com subidas, descidas e terrenos não muito fáceis. Encontrei neste site um roteiro (em inglês) bem detalhado do caminho. Bem pertinho de nossa suíte passa parte da trilha e o visual já é assim:

passeio santorini
E no meio da trilha você pode ter esta vista!

8) Vinícolas

Outro passeio por Santori que não conseguimos fazer foi conhecer uma vinícola. Por ter um solo de origem vulcânica, a ilha possui 14 vinícolas que ficam abertas para visitação. Ganhamos uma garrafa de vinho branco do pessoal do hotel da vinícola Artemis Karamolengos, que gostei muito. A uva mais encontrada na ilha é a assyrtiko, que produz três diferentes tipos de vinhos. Sem dúvidas, pela peculiaridade da região, visitar uma vinícola deve ser um passeio bem interessante.

Passeios em Santorini
Vinho Terra Nera, produzido em Santorini!

Nossa viagem termina aqui! Vou postar mais pra frente um roteiro de como planejar e se locomover pelas ilhas gregas.

E por falar em ilhas gregas, quer conhecer Mykonos? Já escrevi um post falando sobre essa ilha badalada! Tem também dicas sobre Atenas, saiba porque você não pode deixar de conhecer a capital da Grécia.

Vai viajar? Lembre-se de fazer seu seguro viagem!

O Seguro de viagem é sempre indispensável para qualquer viagem. Não queremos que ele seja utilizado, mas acredite, na hora da emergência a melhor coisa é estar tranquilo quanto a isso!

Com a Seguros Promo você consegue buscar entre várias companhias, qual a melhor solução para sua viagem e ainda tem 5% de desconto usando o código VIAGEMEMDETALHES e mais 5% se pagar no boleto bancário. Faça aqui uma cotação sem compromisso.

⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒

Veja outros posts escritos por mim

O que fazer em Atenas e porque ela não pode ficar de fora do seu roteiro
Deserto do Atacama prepare-se para ser surpreendido
Roteiro em Chicago
A divertida Portland – Roteiro de 2 dias

Aproveite pra reservar sua viagem com os parceiros do Blog

COMPARTILHAR
Post anteriorOs melhores beach clubs e praias de Mykonos
Próximo postInaugurado o Grand Hyatt Bogotá
Sou jornalista e, como a maioria das pessoas nesta profissão, amo escrever. O assunto? Todos! Claro que existem os que tenho maior facilidade ou afinidade. Viagens é um deles! Primeiro porque é possível relembrar cada passeio, cada emoção… E segundo porque dá vontade de viajar mais e mais! Em família, em casal, em turma… Viajar é uma experiência tão particular de cada um, mas emocionante pra todos. Embarque com o Viagens em Detalhes, assim como eu embarquei…

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome