Passeio de Barco em Hvar, Croácia

Reserve 1 dia inteiro, pelo menos, para sair de barco em Hvar, a quantidade de praias e ilhas para visitar fora do centrinho é enorme e são maravilhosas!! Mesmo assim é impossível fazer tudo em um dia, é necessário escolher. A ideia desse post é ajudar um pouco quem estiver em dúvida em o que visitar e como fazer.

As opções são basicamente, contratar um tour com um grupo de pessoas e roteiro já predefinido. Pode-se optar por um barco menor privativo com um skipper (motorista do barco) e aí ficar mais livre para fazer o que quiser (mín EUR$350). Se você souber dirigir barco eles também alugam lá fácil e sem licença (eles dizem “if you can drive a car you can drive a boat”), é mais barato mas eu prefiro não arriscar não, acho perigoso principalmente para ir mais longe. Tem ainda a opção dos taxi-boats, se for para ir e voltar de um lugar específico também funciona bem.

Dentre as inúmeras opções oferecidas ao redor do porto de Hvar, nós fomos na recomendação do Hotel, a empresa Segorent. Optamos por alugar um barco pequeno, mas privativo assim poderíamos fazer nosso roteiro e ainda controlar nosso horário. Os tours mais populares são os que passam pela “Blue Cave” e “Green Cave” que ficam na ilha de Vis, e também pelas Pakleni Islands, onde ficam as conhecidas Palmižana e Komiža (os tours saem em média EUR$70 por pessoa). Se você estiver em 2 ou 3 casais acaba ficando bem atrativo alugar o barco, no nosso barco caberiam 6 com conforto.

No dia marcado chegamos no local combinado às 10hs da manhã, e encontramos o Antônio, nosso skipper, batemos um papo sobre o que era mais legal conhecer ele deu algumas sugestões e saímos.

Descubra nesse post porque você precisa fazer um passeio de barco em Hvar quando for conhecer essa ilha da Croácia!

Roteiro nosso Passeio de Barco em Hvar

Agora vou contar sobre o roteiro e mostar fotos dos lugares maravilhosos que passamos, optamos por não ir até as cavernas Azul e verde, já conhecíamos a Blue cave de Capri, e sabíamos que havia outros lugares bonitos pra ver também, a ida até as cavernas leva mais de 1 hora, e se o mar estiver muito mexido, pode levar ainda mais.

Primeira Parada: Dubovica! Que praia linda!! Vazia, deu vontade de ficar lá o dia todo. Tinha um casal local pescando e limpando os peixes alí na beira da praia mesmo! Acho que eles não estavam preocupados com a economia e nem com a alta do dólar!! Mas confesso que é muita calma pra mim para mais de um dia! Descemos ali para um mergulho, o Cesar ainda achou um lugar pra comprar uma água que tínhamos esquecido. Também é uma opção pra passar o dia indo de taxi-boat, ou indo de taxi e descendo por um caminho nas pedras, não é muito fácil acesso.

Descubra nesse post porque fazer um passeio de barco por Hvar!
Dubovica, nosso barco à esquerda (Foto: Viagem em Detalhes)
Dubovica (Foto: Viagem em Detalhes)

Voltamos a bordo de nosso super barco e no caminho para um restaurante e produtor de vinhos Sveta Nedilja, passamos pela Red Rocks e também por inúmeras videiras cultivadas diretamente nas montanhas de pedras é bem peculiar nunca tinha visto. Aliás até chegar lá eu não sabia que a Croácia era produtora de vinhos, e por sinal muito bons!! Principalmente os brancos e com aquele calor, eu abusei! Nós passamos lá ainda era cedo então não ficamos para almoçar, mas o restaurante foi bem recomendado, enquanto fiz uma pequena degustação, 2 barcos grandes ancoraram por lá com uma turma.

Descubra nesse post porque fazer um passeio de barco por Hvar!
Red Rocks (Foto: Viagem em Detalhes)

Continuamos em direção as Pakleni Islands, passando por várias praias pequenas lindíssimas com aquela água transparente que me fascina! A próxima parada foi a praia de Palmižana, já mais conhecida e popular (leia-se lotada, inclusive foi onde vimos mais brasileiros), mas queríamos passar lá para conhecer o restaurante Zori, que eu havia lido recomendação em outros blogs. Comentamos com o Antonio, nosso skipper, que gostaríamos de almoçar lá e ele logo disse que era bom fazer reserva e já ligou do celular e reservou para nós! Chegamos lá e já tinha uma mesa ótima em meu nome, isso era por volta de 14h00, ainda não estava super lotado, mas a reserva foi importante pra pegar uma mesa bem localizada e com uma super vista. (o restaurante vai render outro post em breve, juntamente com os melhores de Hvar).

Restaurane Zori em Palmizana (Foto: Viagem em Detalhes)
Descubra nesse post porque fazer um passeio de barco por Hvar!

Acabamos não indo até a famosa Bol, que fica na ilha de Brac, perto de Hvar, pois como falei precisavamos escolher e tínhamos um só dia para o passeio. Bol é linda pelo que vi em fotos, mas também fica super lotada no verão isso foi o principal motivo de termos desistido de ir até lá.

Focamos nos lugares mais desertos e escondidos, não tão conhecidos dos turistas. Saindo de Palmižana, passamos numa praia muito pequenininha acho que tinha menos de 5 metros, com uma cor incrível, não deu pra descer com a camera, pois tivemos que pular pra chegar lá e ir nadando, mas deu vontade de ficar ali o resto do dia! Só tinha 2 meninas tomando sol e mas um barco pequeno com uma família (que atrapalhou a foto). E aquela água delícia!!

A próxima e última parada foi o Beach Bar Calma, isso mesmo chamava Calma!! Ve se não descreve exatamente o lugar!!Descubra nesse post porque fazer um passeio de barco por Hvar!

Descubra nesse post porque fazer um passeio de barco por Hvar!

Depois disso navegamos voltando para Hvar, chegando lá paramos no posto de gasolina para abastecer o barco, na maioria dos passeios você precisa pagar além do aluguel a gasolina, fique atento pois não sai nada barato, como éramos só nós 2 não tinha com quem dividir, saiu $800 Kunas (por volta de R$450), e ainda rola um tip pro skipper, que mereceu, é um passeio carinho pra quem ganha em Reais, principalmente. Mas valeu todas as Kunas!! A paisagem foi fantástica, muito diferente do que eu já havia visto, e eu que ainda adoro barco. Amei, achei imperdível!!

Índice

Renata Sucena

Administradora e mãe do Gabriel de 13 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes. Acredita que viagens criam lembranças preciosas, ampliam horizontes e reforçam laços de afeto.