Assim que comecei a montar o roteiro da viagem da França, uma das minhas certezas era visitar os Calanques de Cassis. Tinha lido tudo sobre como visitar, as opções oferecidas, visto fotos maravilhosas. Já me apaixonei antes de ver e já dediquei um dia para esse passeio durante nossa estadia na Provence.

Calanques de Cassis
Beleza incrível!!

Mas, como viagem não é uma ciência exata. Chegando perto da nossa data fui vendo que corríamos o risco de não conseguir. Um dos blogs que sigo, a Diana Viaja, estava por lá e me contou que as trilhas estavam fechadas. Parece que isso costuma acontecer no verão por risco de incêndio. Não que nós fossemos fazer a trilha, achei que não valeria perder esse tempo, mas o problema da trilha fechada é que todo mundo resolve ir de barco. Juntando isso com a alta temporada, resultado: longas e demoradas filas!

Opções para o passeio de barco – Calanques de Cassis

Existem 2 empresas grandes que fazem o tour a partir de Cassis, Croisieres Marseille Calanques e a Visite dês Calanques. Eles oferecem alguns tipos de passeio, em um barco grande tipo catamarã, com opção de mergulhar ou não. Tem tudo descrito no site, preços entre $23 e 29 euros dependendo do roteiro escolhido.

Calanques de Cassis
Barco da Croisieres Marseille

O problema é que na temporada eles não reservam. Você tem que comprar no dia. Diana tinha comentado que as filas eram enormes e ela ficou horas para conseguir, mesmo chegando com antecedência.

Eu fico nervosa de correr esses riscos com poucos dias de viagem, até porque viajaríamos quase 1 hora de Aix en Provence até Cassis somente para fazer esse passeio. Estava totalmente fora de cogitação não fazer. Eu ia nem que eu fosse nadando. Tava até com dó do meu marido de ter que aguentar o mau humor se eu perdesse os Calanques de Cassis.

A empresa escolhida

Comecei então a procurar outras opções. Na verdade eu já queria ter encontrado algo mais privativo, mas o Hotel não soube me recomendar. Essas empresas grandes, tem barcos enormes e vai uma turma de gente, depende de onde sentar até tirar foto fica complicado. Então cuidado com a escolha!

Calanques de Cassis
Olha nosso barco que graça!

Recorri então ao amigo Google! E encontrei a empresa Turquoise Calanques que fazia um tour em um barco menor, para 12 pessoas, saindo de Marseille não de Cassis.

Mandei um e-mail e por sorte consegui as 2 últimas vagas do barco. Fizemos um pagamento via cartão de crédito pelo link que ela me mandou. Atendimento em inglês, ótimo. Mal podia esperar pelo dia seguinte!! Feliz!!

Chegamos em Marseille pela manhã pouco antes do horário combinado. Paramos o carro facilmente em um dos estacionamentos subterrâneos e andamos até o local indicado pela empresa no porto.

Roteiro por 3 Calanques em Cassis

Nosso passeio saiu as 9h30 da manhã e tinha duração de 3 horas. Visitamos 3 Calanques, Sormiou, Morgiou e Sugiton! Incluía também 45 minutos de parada para mergulho. A opção de ir cedo foi super acertada, pois mais tarde além de ficarem lotados, o vento é maior, então o barco balança bem mais.

Calanques de Cassis
Pena que as lentes não conseguem traduzir!! Precisa ir pra ver de perto viu!

O dia estava bem quente e a água estava numa temperatura muito agradável, tranquilo para mergulhar. A cor da água é incrível, transparente!! E a paisagem durante todo o passeio me deixava em dúvida se eu tirava fotos, filmava, ou só parava e curtia. Como penso em vocês, tirei muitas fotos!

Calanques de Cassis
O tempo todo a paisagem é linda!
Calanques de Cassis
Céu sem uma nuvem e essa cor de água incrível.

O barco oferecia snorkel e máscaras para quem quisesse, além de água e refrigerante já incluídos no valor do passeio que foi de $50 Euros por pessoa.

Mergulhar naquele mar lindo foi o ponto alto do passeio, eu não recomendaria o tour sem o mergulho, a não ser que você não goste de entrar na água. O barco tem escadinha e um chuveirinho para tirar a água salgada e banheiro. Eu adorei!!

Calanques de Cassis
Foto de dentro da água, testando minha capinha ProShot para o celular! TOP!

Recomendo demais esse passeio pelos Calanques em Cassis. Aproveito para ressaltar que nossas opiniões são sempre isentas e transparentes ao leitor, e nesse caso o passeio foi integralmente pago por nós.

Nosso barco não era nada luxuoso, era simples. Mas o fato de ser pequeno, para nós fez toda a diferença. Dá uma olhada nos barcos maiores que cruzamos durante o passeio.

Calanques de Cassis
Nesse barco tinha muita gente! Meeedo!!

Ainda encontramos um casal de um brasileiro com uma portuguesa, muito simpáticos que já conheciam o lugar e também íam nos explicando por onde estávamos passando. Herbert e a Yolanda, obrigada pela companhia. 😍

Belas Imagens

Dizem que as fotos valem mais do que mil palavras … por isso coloquei muitas aqui. Mas enquanto isso estou preparado um post explicando mais sobre o Parque Nacional dos Calanques de Cassis, tá?! incluindo a parte da geografia e algumas estatísticas interessantes.

Como tive dificuldade em encontrar sobre passeios privativos, achei que esse post seria bem útil para quem busca conhecer os Calanques de Cassis. Essa empresa oferece outras opções de barcos, passeios para grupos pequenos. Só recomendo reservar com antecedência pois é um passeio bem concorrido no verão.

Caso você curta fazer a trilha e queira ler mais dicas sobre o passeio. Indico esses 2 posts de Blogs que foram minha inspiração para querer conhecer os Calanques de Cassis: Viagens Cine e Destino Provence.

Gostou das dicas? Aproveite para planejar sua próxima viagens utilizando os parceiros do Blog! Você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar dando sempre dicas fresquinhas para vocês!

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!
COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

31 COMENTÁRIOS

    • Tive que escolher também, mas bem que eu queria fazer a trilha! Com certeza pontos de vista diferentes e ambos maravilhosos, né! É um lugar que dá vontade de voltar pra passar uma semana pelo menos, né? Obrigada pelas dicas você! Beijos!

  1. É muito bom ler relatos de passeios diferentes dos habituais, como esse que vocês fizeram. O lugar é lindo! Uma viajante persistente,como você, consegue chegar onde deseja e ainda tem a generosidade de compartilhar seus achados com os leitores. Parabéns pelo post!

  2. Que lugar mais lindo Renata, apaixonada pelas suas fotos e olha que você disse que elas nem traduzem a beleza ao vivo, esse tour com menos pessoas além de ser mais intimista permite fotografar e aproveitar com mais tranquilidade, valeu muito pela dica.

  3. Esse ano também fiz o Parque Nacional da Calanques só que de carro e por trilha, ver o passeio de barco que vocês fizeram dá outra perspectiva do mesmo lugar, muito legal. Essa região tem uma das praias para bonitas da Europa a Calanque D´En Vau.

  4. Gente babei nessas fotos!! Como nunca fui a Europa, eu não leio e pesquiso tanto sobre os lugares para não ficar morrendo de vontade de ir e trocar os pés pelas mãos, então eu não conhecia esse lugar! Agora ferrou: já estou pesquisando mais e mais!!

  5. Que passeio maravilhoso, explorar a natureza maritima do sul de França. Este post é muito util se quisermos fazer um roteiro deste tipo para aquela região. Adorei as fotos e aquela foto debaixo de água ficou top. Parabéns!

  6. Caramba! Não sabia que eles fechavam as trilhas na alta temporada. Eu tinha me planejado pra ir no início de Agosto até Marseille, somente por causa dos Calanques. Acabou que mudei a programação no meio do caminho, curtindo os calanques perto de Nice e depois, subindo para a Suíça, percorrendo os parques nacionais franceses. Agora sim, eu vejo que foi melhor mudar a rota.
    Fico imaginando como não deveria estar confuso para pegar um barco. Quem sabe da próxima vez, não faço essa viagem para o sul da França novamente, mas na baixa temporada. Amei as suas fotos. Parabéns!

  7. Adorei as dicas Re, sempre muito completas. O post está lindo e com fotos que me deixaram com vontade pegar o primeiro avião rumo a Calanques de Cassis. Dicas realmente práticas e roteiro para ser copiado! abraço!

  8. Eu fiz o passeio pela trilha! Foi incrível, mas fiquei com muita vontade de fazer o tour de barco tb! Se tivesse tido mais tempo, teria feito os dois, na verdade. Ter os dois pontos de vista desse lugar tão lindo. E vc estava certíssima em fazer de tudo para ir. Seu mau humor,caso não conseguisse, seria mais do que justificado!

    • Oi Erik, Ah eu também fiquei morrendo de vontade de fazer as trilhas, mas o tempo era curto também. O lugar é lindo demais, né! Adorei!
      Obrigada!
      Abraços,
      Renata

  9. Adoro passeio de barco, e também adoro mergulhar no mar! Agora, vou dizer.. fiquei impressionadérrimo com essas paisagens. Não sabia que a França tinha esse tipo de coisa, mas me esqueço que ela tem uma entrada boa para o mediterrâneo. Belo post!

  10. Ah, esse azul ganha fácil nosso coração né? Tenho muita vontade de conhecer esse lugar. Suas fotos e dicas são excelentes, salvando seu post aqui :). Valeu por compartilhar sua experiência, post show! Abraços

  11. Voltamos da França agora, fizemos uma road trip pela Normandia, mas Calanques de Cassis está na nossa listinha já faz algum tempo. Adorei o post e as fotos. Com certeza um dia vou utilizar suas dicas.

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome