É isso mesmo, você não leu errado. Em outubro de 2015 aconteceu o Primeiro L’Etape Brasil, uma etapa amadora do Tour de France, realizada aqui mesmo em terras tupiniquins, mais precisamente na cidade de Cunha.

Deixa eu explicar melhor, o Tour de France é uma competição anual de ciclismo profissional realizada na França (claro!), é uma prova dividida em etapas, são 21 etapas realizadas ao longo de 23 dias, percorrendo cerca de 3.200km. No ano de 2013 ela completou 100 anos de existência!
Programação-VillageEm 1993 foi criado o L’Etape du Tour, uma competição para os ciclistas amadores, realizada em 1 dia, onde por volta de 12mil ciclistas (dados de 2015 da etapa francesa), fazem um percurso de aproximadamente 140Km e podem ter a mesma sensação que os atletas profissionais, percorrendo as montanhas da França, essa prova tem sido muito procurada pelos brasileiros, nesse ano foram 200 participantes.

Há aproximadamente 5 anos o L’Etape resolveu expandir a prova internacionalmente. Já foram realizadas provas na Argentina, Inglaterra e Paraguai. Cunha foi escolhida como a prova primeira no Brasil e para 2016 já está prevista novamente e também ocorrerá a primeira na Austrália.

Cunha-9
Cunha já preparada para receber os ciclistas. Foto divulgação L’Étape

A escolha do Brasil foi baseada neste momento onde existe uma grande preocupação com esporte, saúde e bem estar, além do crescimento do ciclismo no país. E a cidade de Cunha por suas estradas de pavimentação perfeita, sua beleza única em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina e da Quebra Cangalha e pela localização estratégica, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Cunha
Foto Divulgação Cunha

As condições exigidas pela organização internacional da prova eram que houvesse um percurso montanhoso que criasse um desafio para os ciclistas, considerando a quantidade total de quilômetros e a quantidade de subidas acumulada (altimetria) e também que as estradas fossem totalmente fechadas para a entrada de carros, ficando somente para os ciclistas.

O L’Etape Brasil foi o maior evento de ciclismo da América Latina, com 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada. É uma prova bastante puxada mesmo para ciclistas bem treinados. A cidade recebeu por volta de 14 mil pessoas, dentre elas 2 mil ciclistas que enfrentaram esse desafio.

Foram organizadas diversas atividades para os familiares e visitantes e contei por aqui as minhas impressões durante a prova. Esse ano estaremos lá de novo acompanhando tudinho!

Cunha-8

Foto Capa: IStockphoto

*Post atualizado em Julho/16

PARCEIROS




Generic 728x90
Booking.com