É isso mesmo, você não leu errado. Em outubro de 2015 aconteceu o Primeiro L’Etape Brasil, uma etapa amadora do Tour de France, realizada aqui mesmo em terras tupiniquins, mais precisamente na cidade de Cunha.

Deixa eu explicar melhor, o Tour de France é uma competição anual de ciclismo profissional realizada na França (claro!), é uma prova dividida em etapas, são 21 etapas realizadas ao longo de 23 dias, percorrendo cerca de 3.200km. No ano de 2013 ela completou 100 anos de existência!
Programação-VillageEm 1993 foi criado o L’Etape du Tour, uma competição para os ciclistas amadores, realizada em 1 dia, onde por volta de 12mil ciclistas (dados de 2015 da etapa francesa), fazem um percurso de aproximadamente 140Km e podem ter a mesma sensação que os atletas profissionais, percorrendo as montanhas da França, essa prova tem sido muito procurada pelos brasileiros, nesse ano foram 200 participantes.

Há aproximadamente 5 anos o L’Etape resolveu expandir a prova internacionalmente. Já foram realizadas provas na Argentina, Inglaterra e Paraguai. Cunha foi escolhida como a prova primeira no Brasil e para 2016 já está prevista novamente e também ocorrerá a primeira na Austrália.

Cunha-9
Cunha já preparada para receber os ciclistas. Foto divulgação L’Étape

A escolha do Brasil foi baseada neste momento onde existe uma grande preocupação com esporte, saúde e bem estar, além do crescimento do ciclismo no país. E a cidade de Cunha por suas estradas de pavimentação perfeita, sua beleza única em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina e da Quebra Cangalha e pela localização estratégica, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Cunha
Foto Divulgação Cunha

As condições exigidas pela organização internacional da prova eram que houvesse um percurso montanhoso que criasse um desafio para os ciclistas, considerando a quantidade total de quilômetros e a quantidade de subidas acumulada (altimetria) e também que as estradas fossem totalmente fechadas para a entrada de carros, ficando somente para os ciclistas.

O L’Etape Brasil foi o maior evento de ciclismo da América Latina, com 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada. É uma prova bastante puxada mesmo para ciclistas bem treinados. A cidade recebeu por volta de 14 mil pessoas, dentre elas 2 mil ciclistas que enfrentaram esse desafio.

Foram organizadas diversas atividades para os familiares e visitantes e contei por aqui as minhas impressões durante a prova. Esse ano estaremos lá de novo acompanhando tudinho!

Cunha-8

Foto Capa: IStockphoto

*Post atualizado em Julho/16

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!

COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

HOTEIS COM AS MELHORES OFERTAS PARA SUA HOSPEDAGEM