O Restaurante Manacá é mais do que simplesmente um restaurante é uma experiência gastronômica! A primeira vez que estive lá faz quase 10 anos. Nesse final de semana voltei para comemorar o aniversário de um amigo querido e foi tão maravilhoso que resolvi contar mais pra vocês!

Restaurante Manacá
Um dos salões do restaurante. Foto: Viagem em Detalhes

 

O Restaurante Manacá

O Manacá fica na praia de Camburi, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O restaurante começou em 1988 como um espaço de café da manhã para surfistas e logo cresceu, ampliando o espaço e mudando o conceito.

Ele fica localizado em meio a uma natureza nativa, foi construído sobre palafitas para preservar a vegetação local. A chegada ao restaurante já adiciona mais charme. Você deixa o carro no estacionamento e eles te levam de van até a entrada do restaurante. Onde você segue por uma passarela suspensa até o salão principal.

Restaurante Manacá
Passarela de chegada. Foto: Viagem em Detalhes

É bem difícil conseguir sentar sem reserva, recomendo reservar durante a semana para conseguir mesa e não precisar esperar muito tempo. O restaurante é sempre lotado.

O forte do restaurante Manacá são os frutos do mar, mas ele também tem pratos vegetarianos e carnes. Outra coisa que é linda são as louças, todas são diferentes, um charme. Começamos pelo couvert, uma delícia esse queijo chevrè.

Restaurante Manaca
Foto: Viagem em Detalhes
Restaurante Manacá
Couvert. Foto: Viagem em Detalhes

Entradas

Estávamos em 3 casais, pedimos pra começar 2 petiscos, camarões empanados em tapioca e mexilhões ao vinho branco. Estavam divinos! De verdade, melhor mexilhão que já comi na vida, muito bem temperado com aquele molho de vinho…hummm

Restaurante Manacá
Mexilhões ao vinho. Foto: Viagem em Detalhes
Restaurante Manacá
Camarões empanados na Tapioca. Foto: Viagem em Detalhes

Ainda teve o ceviche de camarão, que eu não comi, mas acharam maravilhoso, tentei pegar uma fotinho antes dele ser devorado…

Restaurante Manacá
Ceviche de camarões.

Pratos Principais

O cardápio é tão bom que é difícil escolher! Fui na sugestão do chefe que era um polvo grelhado com camarões e arroz negro. Dá água na boca já de lembrar. Textura perfeita do polvo, não me lembro quando comi um polvo tão bom.

Restaurante Manacá
Meu prato!! Polvo e camarão com arroz negro.
Restaurante Manacá
Opção da sugestão do chefe com legumes do lugar do arroz.

Tiveram ainda risoto de polvo e agrião e peixe à caiçara.

Restaurante Manacá
Esse risoto estava fantástico!!
Restaurante Manaca
Peixe Caiçara, cozido com pimentão, salsinha e coentro, pirão, arroz com coco e banana

A primeira vez que meu marido, na época namorado, me levou lá, ele tinha feito um curso de culinária, aqui em São Paulo mesmo, com o Edinho, dono do restaurante.  Ele conheceu um pouco da história do Manacá e ouviu falar da famosa Maria, hoje a chef do restaurante. Edinho hoje mora em Salvador e tem um restaurante lá, o Amado. Ainda não fui, mas quando forem a Salvador fica a dica!

Aproveitei que estávamos lá em ritmo de comemoração e pedi pra conhecer a Maria! Tímida com a panela no fogão fazendo suas delícias, parou um segundo pra tirar foto comigo!

Restaurante Manaca
Eu invadindo a cozinha pra conhecer a Maria.

Sobremesas

Depois dessa orgia gastronômica, ainda teve sobremesa!! Ainda bem que o compartimento de sobremesas fica separado.

Restaurante Manaca
Mousse de queijo com goiabada e goiabas caramelizadas
Restaurante Manaca
Abacaxi caramelizado com creme de tapioca, sorvete de creme e renda de coco
Restaurante Manaca
Mousse de Coco com baba de moça.

Todo mundo saiu de lá tecendo mil elogios e felizes, comemos muito bem e fomos muito bem atendidos. Quase todos os funcionários são antigos na casa, muitos tem mais de 20 anos, você sente que o ambiente tem um astral bom! Isso faz muita diferença no atendimento.

Parabéns a Maria e a equipe, os pratos estavam sensacionais, já estamos com vontade de voltar!!

Restaurante Manacá

Reservas: manaca@restaurantemanaca.com.br

Horário de Funcionamento:
Quinta das 18h às 23h
Sexta e sábado das 13h às 24h
Domingo das 13h às 21h

Temporada e Feriados prolongados: diariamente das 13h às 23h

Preço: Os pratos variam entre R$80,00 e R$130,00

Endereço

Rua Manacá, 102 – Camburi, São Sebastião

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!

COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

HOTEIS COM AS MELHORES OFERTAS PARA SUA HOSPEDAGEM

19 COMENTÁRIOS

  1. Nhamiiiii, que post delicioso! Ótima dica para quem vai passear em Camburi. Acabo procurando os restuarantes pelo Trip Advisor, mas adoro ler as dicas dos melhores lugares para comer nos blogs… fica mais compleo! Obrigada por compartilhar. beijao

  2. Fiquei curiosíssima para conhecer!!! Essa semana vamos para o litoral, acredito que consiga dar um pulo lá!!! Muito bacana o post.

  3. Uauuu… menina, que restaurante maravilhoso, e esses pratos então? o difícil é escolher o que pedir, acho que eu teria que pedir pra “descer o cardápio” inteiro rsrs

  4. Amo frutos do mar e aguei só com as fotos.. kkk.. Que salto que o dono do restaurante fez saindo de um café da manhã para surfistas para o conceituado espaço que hoje se encontra. A alma está na cozinha, com uma chef de mão cheia. Adorei a dica!

  5. Que fome!!!! AS fotos desses pratos estão fantásticas e me deixaram com água na boca. Eu não conhecia esse restaurante mas também moro em São Paulo e é bem tranquilo ir pra São Sebastião né. Realmente gostei da idéia. Fiquei com vontade de viver essa experiência.

  6. Mas é cada coisa gostosa… muita coisa é dar água na boca… eu posso com cada foto que aparecia. Parabéns pelo post e pela dica ,belíssima. Bjks

  7. Só tem uma coisa que eu gosto mais do que viajar, conhecer um bom restaurante ♥
    E posso falar uma coisa? Fiquei apaixonada pelo Manacá. Cada detalhe ganhou meu coração!!
    Muito obrigada por compartilhar conosco essa verdadeira experiência gastronômica.
    Super beijo!!

  8. Que restaurante top, e me pegou de jeito eu sou vidrada em arroz negro, risoto de polvos, além do que deve ter uma vasta carta de vinhos para acompanhar, assim que subir ao litoral sem sombra de dúvidas irei…

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome