Na semana passada fomos fazer o passeio no ônibus hop-on hop-off em São Paulo, aqui conto minhas impressões e faço minha avaliação.

hop on hop off-3
Turminha do barulho na entrada do ônibus. Foto: Viagem em Detalhes

A organização não começou passando uma boa impressão. Já que as informações que encontramos pela Internet estavam erradas. Logo que começou a funcionar em março, a primeira saída era da Estação da Luz, isso mudou em algum momento e não foi muito divulgado. Como não sabíamos, combinamos de nos encontrar na Estação da Luz para pegar o ônibus das 12hs. Chegando lá, nenhum sinal do ponto, então perguntamos a um policial, que nos informou que a saída agora era na estação República.

Voltamos correndo pro metrô, pois já era quase 12h00, e voltamos 1 estação. Saindo do metrô República logo avistamos o ponto do ônibus. Inclusive ao lado do ponto uma Central de Informação Turística. Onde descobrimos que o horário da saída do ônibus hop-on hop-off, também não era o mesmo e este sairia de lá somente as 14h10.

hop on hop off-7
Ponto inicial e Centro de Informações ao fundo. Foto: Viagem em Detalhes

Éramos 4 adultos e 6 crianças pra esperar por 2 horas em plena República. Como não tínhamos almoçado fomos até o McDonalds lá pertinho e aproveitamos para almoçar e depois voltar perto da hora da saída.

Mas finalmente deu tudo certo! O ônibus saiu no horário. As crianças pequenas não pagaram, mas pelo que perguntei não tem muita regra de idade. Ela deixou os menores (5 anos) passarem por baixo da catraca.

O ingresso custa R$40 e pode ser pago com dinheiro ou cartão, dentro do próprio ônibus. Não tem como comprar adiantado. Nesse post explico direitinho quais são as paradas e como funciona.

Minha avaliação

Foi um bom passeio, considerando que as crianças estão de férias e é uma oportunidade de sair de casa e de conhecer a cidade em que moram. Para o Gabriel foi uma curtição, começando pelo metrô. Foi a primeira vez que ele andou! E escolhemos a linha amarela que faz o percurso Butantã – Luz. Pois as estações são novinhas e super modernas! O trem não tem “motorista” então vá no primeiro vagão para ter a visão do trilho do trem, é bem legal! Nós pegamos na estação Faria Lima, no Largo da Batata.

hop on hop off
Gabriel esperando o metrô. Foto: Viagem em Detalhes

 

hop on hop off-2
Janelinha do primeiro vagão, dá pra ir vendo o trilho do metrô. Faz sucesso com as crianças. Foto: Viagem em Detalhes

Eu recomendo mas tenho algumas considerações: O ônibus hop-on hop-off não é um passeio barato, pois crianças também pagam. Diferente do que acontece em outros países que você pode descer e em até 1 hora ou menos pegar o próximo ônibus, aqui isso não funciona tão bem. São somente 3 horários por dia (Aos domingos e feriados são 5 horários). E caso você queira descer em algum ponto, vai demorar bastante para conseguir pegar o próximo e conseguirá fazer isso no máximo 2 vezes, caso pegue o primeiro ônibus. O bilhete é válido por 24 horas, então você até pode continuar no dia seguinte, dependendo do horário.

Nós não descemos, ficamos só no ônibus e fizemos o roteiro completo, que leva por volta de 3 horas. Uma gravação em português, espanhol e inglês é reproduzida assim que o ônibus passa por cada ponto turístico explicando e contanto um pouco da história de cada local. Aos domingos ele faz uma rota alternativa, pois a Av Paulista fica fechada para o trânsito.

hop on hop off-8
Não estava lotado, mas era um dia de semana. Foto: Viagem em Detalhes

Com certeza é interessante para turistas que vem visitar São Paulo, com certeza é uma forma rápida de conhecer as principais atrações. Para quem mora aqui também é uma forma de conhecer a cidade e de mostrá-la para as crianças. E mesmo passando por lugares já habituais e que passo quase todos os dias a visão do topo de um ônibus de 2 andares é bem diferente, fora que ali você só está curtindo a paisagem.

hop on hop off-11
Lago do Ibirapuera. Foto: Viagem em Detalhes
hop on hop off-10
O famoso “Deixa que eu empurro”, Monumento às Bandeiras. Foto: Viagem em Detalhes

O ingresso dá direito a entrada em vários museus sem pagar ingresso. Minha sugestão é se planejar para fazer o passeio em 2 dias e aproveitar para visitar a Pinacoteca, ao lado da estação da Luz, o museu Catavento Cultural, o Mercadão de São Paulo, o Museu do Futebol no Estádio do Pacaembú. O ônibus não para mais na estação do Catavento Cultural, para visitá-lo você deve descer na parada 8, no Pateo do Collegio e andar alguns minutos até lá (não é super pertinho, não).

Espero que gostem, quem foi me conta como foi a experiência!! Bom passeio!!

PARCEIROS




Generic 728x90
Booking.com

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome