Hotel Palace, praticamente um Palácio. E você que como eu achou que 5 estrelas era o máximo que poderia chegar a categoria de um Hotel? Ou talvez 6 estrelas, um lá de Dubai. Mas não, a partir de 2010, foi criada na França a categoria Palace.

Hotel Palace Paris
Olha eu aí e as orquídeas maravilhosas ao fundo

Hotel Palace ou é uma categoria oficial, alguns Hotéis se entitulam 6 ou até 7 estrelas, em Dubai, Africa do Sul, mas na verdade não existe um padrão internacional.

E não é pouco luxo não viu. Eu acabei de me hospedar em um Hotel Palace em Paris, é uma atenção ao detalhe extrema, serviço espetacular, um conjunto de coisas que faz uma experiência incrível e única. São hotéis escolhidos por chefes de estado, artistas de Hollywood, top models e celebridades quando vão à França.

O que é um Hotel Palace?

O rótulo de Hotel Palace foi projetado pelo Ministério do Turismo Francês para dar um reconhecimento oficial para os hotéis 5 estrelas que se destacam. Mas não pensem que isso é pra qualquer Hotel. As exigências são altas e algumas são muito sutis. Tanto que hoje são somente 24 que tem o título de Hotel Palace na França.

Dos 24 que detém esse reconhecimento de Hotel Palace, 10 estão na capital Paris. Outros 6 na Riviera Francesa, 1 em Saint-Jean-Cap-Ferrat, que é a foto da capa desse post, lugar maravilhoso. Nos Alpes ficam mais 4 e enquanto 2 ficam perto de Bordeaux, 1 em Biarritz e 1 em Saint-Barth.

O processo para conceder tamanha distinção se dá 2 fases muito criteriosas. A fase inicial de investigação é conduzida pela Atout France com base em alguns critérios de elegibilidade. Que incluem ter alguns itens à disposição dos hóspedes como quartos maiores, área de fitness, Spa, equipe multilíngue, serviço de concierge, entre outros.

Hotel Palace Paris
Spa

Depois vem a fase de avaliação, realizada por uma equipe que verifica mais um conjunto de critérios incluindo localização, aparência, restaurante gourmet, política de respeito ao meio ambiente. Essas avaliações são feitas por personalidades francesas, desde membros da Academia de Letras, críticos, até cineastas. A avaliação de Hotel Palace dura por 5 anos, quando é feita uma nova avaliação para manter o selo.

Hotel Palace Paris
Restaurante Camélia Mandarin

Pelo que entendi na segunda fase entram aqueles critérios mais complicados de avaliar, charme, interesse histórico do lugar, o envolvimento dos funcionários em busca de uma excelência em serviços. São aqueles mínimos detalhes que fazem toda a diferença!

É nessa categoria que estão os Hotéis Palace, eles vão muito além dos hotéis 5 estrelas. Eles pensam em cada mínimo detalhe de uma forma rigorosa, com padrão de qualidade altíssimo!

Nossa experiência em um Hotel Palace

Quando nos hospedamos no Mandarin Oriental em Paris pude perceber o que significa tudo isso. E porque esses Hotéis em média custam 3 ou 4 vezes mais do que um Hotel 5 estrelas na mesma localização! O Mandarin inaugurou em 2011 e recebeu o título em 2014.

Hotel Palace Paris
Lobby do Mandarin

Assim que chegamos pegaram nossas malas, como em qualquer outro Hotel. A diferença é que esse funcionário que fica na porta do Hotel já perguntou nosso último nome e nos encaminharam para um dos sofás do maravilhoso lobby, onde logo uma pessoa da recepção nos atendeu, sem precisar ficar em pé no balcão. Já recebemos uma taça de Champanhe, ela nos fez algumas perguntas para preencher a ficha cadastral e logo nos acompanhou até o quarto. O check in foi finalizado por lá, onde tínhamos algumas frutas e umas madeleines deliciosas nos esperando.

Hotel Palace Paris
Nossa salinha de estar na suíte do Mandarin.

Ela explicou sobre os restaurantes do Hotel, Spa, piscina e os detalhes do quarto. Perguntou se queríamos café da manhã no quarto ou no restaurante e logo chegaram nossas malas. Todos muito simpáticos sempre com um sorriso no rosto. O moço que trouxe as malas falava algumas palavras em Português, realmente é toda uma experiência chegar em um Hotel desses.

Levanta a mão quem não gosta de ser extremamente bem tratada com mimos e luxos?

Eu adoro e aproveitei cada segundo! Essa região em que o Mandarin Oriental em Paris se localiza é a da famosa Rue du Fauborg Saint-Honoré abriga a alguns dos também classificados como Hotel Palace. Como o Park Hyatt Paris Vendôme, o Le Meurice e o Le Bristol. Ainda lá por perto tem o Four Season George V, que integrou essa selecionada lista em 2011. Todos contam com restaurantes gourmet, decoração requintadas, obras de arte, muito luxo e muito conforto.

Hotel Palace Paris
Four Season George V, uma travessa da Champs Elysées.

Agora que você já conhece a luxuosidade de um Hotel Palace, caso tenha uma ocasião especial e se anime em fazer sua reserva clique aqui para buscar as opções pelo Booking.com.

Veja também mais dicas para seu roteiro pela França:
Calanques de Cassis – Dicas práticas
Paris Brest, Uma doce roda de bicicleta/

Fonte de informações: Atout France

Gostou das dicas? Aproveite para planejar sua próxima viagens utilizando os parceiros do Blog! Você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar dando sempre dicas fresquinhas para vocês!

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!

COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

HOTEIS COM AS MELHORES OFERTAS PARA SUA HOSPEDAGEM

23 COMENTÁRIOS

  1. Nossa Re, que hotel maravilhoso esse. Já tinha visto algumas pessoas se hospedarem lá, mas agora esse post me deixou doida de vontade conhecê-lo, afinal, quem não ama ser bem tratada e todos esses mimos né? Um show. Paris já é linda, num hotel desse então…

  2. Uauuuuuu!Quanta sofisticação! Não sabia da existência dessa categoria de hotel. Super, hiper demais! Fiquei curiosa em relação a gorjeta, qualquer hotel que a gente vai, sempre tem a “máxima da gorjeta” e como funciona nesse?

  3. Fiquei impressionada com o processo de certificação da categoria palace! Não basta só marketing, mas, sim,
    cuidados especiais que tornam a estadia inesquecível. Eu não conhecia essa categoria, só tinha ouvido falar nos hotéis de Dubai que se auto-intitulam 6 ou 7 estrelas. Hospedar-se num Palace em Paris deve ser um sonho!

  4. Isso é uma grande novidade pra mim! Não sabia que existia essa categoria de hotel. É muito luxo num lugar só! As fotos fo lugar são incríveis! Fiquei com muita vontade de ter essa experiência única que vocês vivenciaram!

  5. Renata, que maravilhoso esse hotel! Não sabia dessa categoria Palace, apesar de saber que alguns 5 estrelas diferem muito em termos de preços (e até serviços). Muito bom hein, já quero ter essa experiência também! Beijos

  6. Sério… que experiência maravilhosa! Já conhecia o hotel de nome e já achava um luxo, agora acho mais ainda! Adorei saber mais sobre essa categoria Palace. Valeu muito para comemorar o aniversário de casamento de vocês!!

  7. que hotelzão top hein?! É como vc disse… quem não gosta de mimos e de ser bem tratado né? Bem apropriado para comemorações especiais. valeu pelo post. abraços

  8. Adorei o hotel, os ambientes e os mimos que oferecem. esse é um tipo de hotel para relaxar e curtir cada cantinho e imagino os critérios severos que os franceses usam pois têm excelência nos serviços, né? Amei a dica1

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome