De vez em quando, gosto de sair um pouco de circulação e ficar quietinha para organizar meus pensamentos e pensar na vida. Procuro cantos em meio à natureza, silenciosos e vazios – para desligar mesmo.

Visitei os jardins do castelo de Laxenburg, no final de setembro, outono por aqui. É um passeio calmíssimo, tranquilíssimo, zero stress. Exatamente o que estava procurando.

O castelo era uma das residências de verão dos Habsburgos e conta com uma área verde de cerca de 280 hectares. Foi nesse castelo que a imperatriz da Áustria Sissi passou a lua de mel com o imperador Franz Joseph.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Em frente ao castelo de Laxenburg, há uma praça com uma igreja amarela muito bonita por dentro e uma feirinha com artesanatos e comidinhas típicas locais.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Fui numa terça-feira à tarde, acompanhada apenas do meu fone de ouvido e de um livro cuja leitura estava mais que atrasada. Encontrei jardins silenciosos, muito bem cuidados e quase desertos. Vi paisagens pouco floridas, mas repleta de gramadões, espelhos d’água e chorões (minha árvore preferida). Eu não visitei o interior do castelo. Preferi aproveitar o tempo ensolarado do lado de fora – a gente não pode desperdiçar sol por aqui.

A entrada só para os jardins custa 2,30 euros. Há opções de restaurante e café dentro dos jardins, mas acabei não comendo lá. O lugar é tão bonito que, na minha opinião, combina mais com um piquenique.

Como o castelo de Laxenburg é afastado de Viena (cerca de 20km), recomendo o passeio para quem não está com roteiro apertado (você precisa de pelo menos uma manhã / ou tarde para conhecer os jardins) ou quem vive por aqui. Não é um programa do tipo indispensável – mas nem por isso deixa de ser especial.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
Fiquei um tempão nessa cadeirinha aí (Foto: Nathalia Tavolieri)

Quanto tempo ficar

Calcule mais ou menos assim: você precisa de uns 30 minutos para ir e mais 30 minutos para voltar para Viena. Separe umas 3 horas para curtir os jardins com calma.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

É um programa legal para fazer piquenique, correr, meditar, ouvir musica jogado na grama,  passear com cachorro, pensar na vida. Também recomendo para crianças que gostem de brincar ao ar livre. Há um parquinho, um trenzinho que circula pelo jardim e também opção de aluguel de pedalinho.

Dica: vá de tênis!

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Como chegar

Se estiver de carro, basta colocar o endereço (2361 Laxenburg, Schlossplatz 1) no GPS. Há um estacionamento gratuito em frente à entrada do castelo.

De bike: possível, mas o trajeto é puxado. Se olhar no mapa, não é um absurdo de longe. O problema é que há muitas subidas e, em alguns trechos, não há ciclofaixa. Sugiro ir de ônibus mesmo.

O ônibus que te leva ao castelo de Laxenburg é o número 200 (Postbus), com destino a Laxenburg, que sai a partir da Estação Central de Viena (Wien Hauptbahnhof). Ele parte das plataformas onde ficam os ônibus regionais (não os brancos e vermelhos que circulam dentro da cidade). A passagem custa 4,40 euros. Desça na parada Laxenburg Franz-Josephs-Platz.

Fique atento, pois não há um visor eletrônico dentro do ônibus avisando qual a próxima parada. Ou peça ao motorista para te avisar quando chegar.  Por não se tratar de um destino muito turístico, não dá para ir “seguindo” outros turistas (faço isso quando estou meio perdida nos lugares, rs). Lembro que quando perguntei ao motorista, nem ele sabia que tinha um castelo lá. Então não se estresse caso se sinta perdido. É só prestar atenção ao nome da parada que vai descer.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Clique aqui para mais informações (em inglês) sobre o castelo e aqui sobre horários do ônibus para Laxenburg.

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!

COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

HOTEIS COM AS MELHORES OFERTAS PARA SUA HOSPEDAGEM

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome