O Festival Food & Wine, acontece uma vez por ano no Epcot Center em Orlando. Teve início em 14 de setembro e vai até o dia 14 de novembro. Em 2016, está em sua 21edição e teve sua duração estendida para 62 dias, devido ao grande sucesso.

Food & Wine
Foto: Viagem em Detalhes

Como curtir o Festival Food & Wine

O ano passado, estive lá em novembro e por um mero acaso acabei indo ao Epcot no último dia do festival. Confesso que até já tinha ouvido falar, mas não sabia a época exata. Foi aquela ótima coincidência de viagem, ainda peguei a comemoração dos 20 anos!

Esse ano planejei ir à Disney na época do Halloween, para ver a festa no Magic Kingdom. E claro estava também animadíssima para provar as delícias do Food & Wine.

Apesar de muita gente não curtir tanto o Epcot, e as vezes optar por tirá-lo do roteiro. Eu adoro!! O Epcot é um parque que se divide em 2 grandes partes: o Future World, onde ficam as atrações mais famosas do parque, o Soarin, Test Track, Nemo e outras. E tem o World Showcase, a área dos países. São 11 pavilhões temáticos onde cidadãos de cada país apresentam sua cultura, através de lojas, exposições e atrações e também restaurantes típicos.

Mas afinal qual a diferença do Festival? No Food & Wine são mais de 30 estacões, preparadas especialmente para essa época. Para te ajudar a explorar, eles criaram um Passaporte, que conta com o cardápio de cada estação, programações especiais, agenda de eventos, atividades pra crianças além do calendário de shows e etc…

Você pode até ir colando os adesivos nos quiosques já visitados. Vou dizer que um dia foi pouco pra conhecer tudo e olha que fiquei a tarde toda por lá. O legal mesmo, para quem puder, é dar uma passada mais de uma vez no final da tarde para experimentar algo novo, tomar um vinhozinho (só vai precisar do ingresso com park hopper para isso).

Para você conseguir unir o seu passeio gastronômico com a diversão da criançada, minha sugestão é aproveitar para tirar fotos com os personagens.  Muitos ficam disponíveis nos pavilhões de cada país (veja no Time Guide). Na Inglaterra você encontra o Urso Pooh e Tigrão, no Marrocos o Aladdin e a Jasmine, na Alemanha a Branca de Neve. É uma ótima forma para a família curtir junto.

Delícias do Food & Wine

Logo que entrei na área do Festival dei de cara com a Nova Zelândia, e uns mexilhões com uma cara maravilhosa!! Já estava com uma fominha, esperando ver o que encontraria. Esse foi delicioso! Essa farofinha de pão com alho eu poderia comer de colher.

Food & Wine
Estação da Nova Zelândia, um país que amo! Foto: Viagem em Detalhes
Food & Wine
Era delícioso, desculpe deixá-los com água na boca. Foto: Viagem em Detalhes

A ideia no Food & Wine é que as pessoas possam provar várias comidinhas. Por isso todas as porções são pequenas e custam em torno de US4 – US$6.

Em cada países também existem as bebidas típicas e também uma sugestão de harmonização. Neste eram 3 vinhos, um Pinot Noir, um Pinot Gris e um Sauvignon Blanc. Eu costumo gostar bastante dos vinhos da Nova Zelândia, mas achei que com aquele prato e o calor que estava cairia melhor uma cerveja.

Continuei passeando por lá e escolhendo qual seria minha próxima escolha até chegar na Alemanha. Claro aproveitei pra testar uma diferente, provei a Radeberger, uma Pilsner não filtrada, geralmente meu tipo preferido. Uma delícia, só poderia estar um pouquinho mais gelada…

Food & Wine
Esse é o passaporte que você retira na entrada do parque ou nas lojinhas. Foto: Viagem em Detalhes

A sobremesa foi no quiosque do Marrocos, que era uma graça! A Baklava de chocolate, um doce com amêndoas e chocolate! Delicioso!!

Uma das estações mais concorridas, sem exageros patrióticos, era a do Brasil. Um dos espaços mais gostosos também para sentar, com mesinhas super charmosas. Lá os visitantes podem provar o nosso famoso pão de queijo, um escondidinho de carne e uma barriga de porco crocante, vulgo ‘torresmo’ com feijão preto e tomate.

Food & WIne

Na parte de bebidas, uma frozen caipirinha, essa achei que foi uma mistura meio brasileira, meio mexicana, na verdade. Mas deve ser muito mais fácil pra fazer. Além da cerveja Xingu e Kaiser (patrocínio da Coca Cola no parque não permitiria algo diferente). Mas claro que você pode comer todas as nossas delícias aqui mesmo no Brasil, então eu não perderia muito tempo por lá.

foodwine-19

Outra área super gostosa, que é novidade esse ano, são as Ilhas do Caribe. As comidinhas não fazem muito o meu gosto. Para quem curte, tinha um peixe com molho de coco, que me pareceu bem gostoso. Lá também tem uma área mais tranquila pra ficar. A parte de bebidas era ótima, Frozen Mojito e uma sangria Caribenha.

Food & Wine
Estação Ilhas do Caribe. Foto: Viagem em Detalhes
Food & Wine
Uma graça o quiosque das Ilhas do Caribe. Foto: Viagem em Detalhes

Ali pertinho ficam outras 2 áreas bem bonitas, também inauguradas esse ano. A Wine & Dine e o Chocolate Studio. Lá eu provei a comidinha que mais gostei. E ainda em alto estilo.

food & wine
Wine & Dine e o Chocolate Studio, delícia de gramado que dá pra sentar e descansar um pouco. Foto: Viagem em Detalhes

Provei uma vieira grelhada, daquelas grandonas, deliciosas. Com um purê de aipo (juro que era bom), um mix de cogumelos com couve de bruxelas. Harmonizado com um vinho branco Californiano.  E aproveitando pra sentar na grama e curtir o sol baixando. Foi um lindo final de tarde!

Food & Wine
hummmmm…. Foto: Viagem em Detalhes

O cardápio de lá ainda incluía uma seleção de 3 queijos e o “Artisan Pallete” de queijo e vinho. Eu optei por uma tacinha de um vinho branco Californiano. Delícia!!!

No Chocolate Studio o cardápio era também uma maldade, pena que era impossível experimentar tudo. Veja isso: Trufa de chocolate e amêndoas com calda de whiskey caramel, torta de framboesa com chocolate, trufa de chocolate com vinho… Perdição demais para uma chocólatra.

Food & Wine
Chocolate, essa palavra já é uma tentação pra mim! Foto: Viagem em Detalhes

Se eu morasse por lá iria muitas vezes! E é justamente isso que o pessoal local faz, portanto evite ir aos finais de semana, pois fica muito mais lotado.

Foi uma delícia de curtir esse Festival! Acho a oportunidade de provar sabores diversos, de países diferentes, em um só lugar uma experiência fantástica. Ainda mais no Epcot e podendo curtir na parte da manhã as atrações. Não dá pra pedir mais! Foi muito bom, recomendo muito!!

Blogagem Coletiva

#viagensgastronomicasEsse post faz parte da Blogagem Coletiva Viagens Gastronômicas organizado por um grupo de blogueiros de viagem! Vejam todos os Blogs participantes dessa ação e o link para seus posts.
Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
Mineiros na Estrada – 11 comidas típicas para provar em Minas Gerais
Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
Passeiorama – Rio de Janeiro: DelÌcias na Zona Sul da Cidade
O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
Viajando em Família – Receitas para recordar
Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer
Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP
Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
Viajonários – 5 delÌcias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
O Baú do Viajante – Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar
Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
Tirando Férias – Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
Devaneios de Biela – O que comer na Finlândia – experiência gastronômica no restaurante Savotta

RESERVE SEU HOTEL NO BOOKING.COM

COMPRE SEU CHIP E FIQUE CONECTADO EM SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO EM 12X SEM JUROS!

VIAJE TRANQUILO! CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM!

COMPRE AQUI SEUS INGRESSOS, EVITE FILAS

VIAJE DE TREM PELA EUROPA, COMPRE AQUI

HOTEIS COM AS MELHORES OFERTAS PARA SUA HOSPEDAGEM

29 COMENTÁRIOS

    • É muito legal, acho que nem tanta gente conhece porque não coincide com as férias escolares nossas. Mas é muito gostoso!! literalmente!!
      Obrigada,
      Abraços,
      Renata

    • Muito legal Gabi. Pena que eu não estava com uma turma lá, o que seria muito bom!! Acabei não provando, mas acho que ia ser boa viu!
      Beijos
      Renata

  1. Renata, que legal isso! Não tenho vontade de ir à Disney, mas tenho muita curiosidade de ir ao Epcot, exatamente para ver a parte relativa aos países. E esse festival, para nós aqui, seria perfeito! Quando decidir ir lá, vou agendar durante esse evento. Muito legal, mesmo! Obrigada pela dica.

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome