O Fazenda Capoava é um oásis verde perto de São Paulo. Sabe aquele lugar que só de chegar você já sente uma paz e traquilidade? Lá é assim, uma fazenda realmente linda que nos surpreendeu demais pela beleza natural, conforto das acomodações, qualidade do atendimento e gastronomia.

Casa Sede da Fazenda. Foto: Viagem em Detalhes

A história da Fazenda Capoava

Sua história é antiga, ela foi uma importante fazenda no período de engenho de açúcar. O casarão, sede do Hotel, é antiga residência dos proprietários e foi construído em meados de 1750. Em 2000 a fazenda foi comprada e transformada em Hotel, e faz parte também da conhecida associação Roteiros de Charme. A Fazenda Capoava está localizada em Itú, aproximadamente 95km da cidade de São Paulo, bem pertinho.

Museu da fazenda, conta a história desde o século XVIII. E o arco-íris lindo ao fundo. Foto: Viagem em Detalhes

Nós passamos um final de semana recentemente por lá e vou contar melhor toda nossa experiência. A chegada foi bem tranquila, vindo pela Rodovia dos Bandeirantes, depois a Rodovia Marechal Rondon e mais 8km de estrada de terra, mas muito boa.

Chalés da Fazenda

A Fazenda Capoava tem 36 chalés, o que faz dele um hotel bem intimista. Ao término do nosso fim de semana, tínhamos conhecido a maioria dos hóspedes. Depois de ter filho eu até fiquei mais sociável (risos).

Outras opções de Chalés. Foto: Viagem em Detalhes

Ficamos hospedados no Chalé Ipê, eles são os mais novos chalés da fazenda. Achamos uma delícia, lindo, confortável, muito sossegado. Ele acomoda bem 4 pessoas, ótimo para um casal com 2 filhos, ele é bem amplo e tem uma varanda privativa com vista do lago. O banheiro também é bem grande, os “amenities” são da Natura e as toalhas muitos gostosas. O quarto também conta com uma máquina de café Nespresso e uma rede deliciosa na varanda. Eu reparo todos os detalhes, nada escapa ao meu radar.

Nosso quarto, com a varanda ao fundo! Foto: Viagem em Detalhes
Todo o final de tarde, eles tem o serviço de “turn down”. As arrumadeiras tiram a colcha e já deixam a cama prontinha. Veja que fofo, já colocaram até o cachorrinho do meu filho.

Os chalés são diferentes, não consegui conhecer todas as opções, mas as fotos no site dão uma boa ideia do que você irá encontrar. Conheci o Capoava Padrão que fica no casarão sede, é um apartamento com sala e 2 quartos, com vista pra piscina. Mas são diversas opções e os preços também mudam de acordo com o chalé.

Gastronomia

Na gastronomia eles superam e muito outros hotéis similares. O novo restaurante inaugurado há aproximadamente um ano ficou muito bonito. Eu colocaria mais umas luzes no jardim e adicionaria mais algumas plantas e flores, gosto de me meter em assunto de paisagismo! hehe

Restaurante. Foto: Viagem em Detalhes

Mas voltando pra área que interessa, a comida estava deliciosa. Na sexta chegamos para o jantar, estava gostoso mas nada que me chamasse tanta atenção. Meu marido pediu um sanduíche para levar pois no dia seguinte ele iria pedalar na estrada de Romeiros. Como ele sai bem cedo, o restaurante ainda não estaria aberto. Eles foram super proativos, fizeram 2 sanduíches embaladinhos e um suco de laranja pra ele tomar de café da manhã. Esse tipo de atenção faz o Hotel ganhar muitos pontos pra mim, ainda mais pra quem tem crianças ou maridos ciclistas.

Café da manhã, uma delícia! Foto: Viagem em Detalhes

No dia seguinte o dia amanheceu meio fechado, nesse final de semana fizeram as 4 estações do ano…foi engraçado. Tomei café com o Biel, eu melhoraria o pão de queijo, mas os bolos e pães estavam muito gostosos. Biel se deliciou com bolo de cenoura com chocolate e bolo de brigadeiro. Esse puxou a família da mãe, todo mundo chocólatra.

Feijoada no sábado! Foto: Viagem em Detalhes

No almoço teve feijoada, muito saborosa. Mas o jantar do sábado foi o ponto alto! Muitas opções, tanto que tivemos que comer um pouquinho de cada para conseguir provar tudo. Tinha pato à caçadora, peixe, um arroz vermelho divino, uma massa com queijo, muitas opções. O almoço do domingo também estava dos Deuses! Veja se não dá água na boca.

Esse foi o jantar do sábado! Além de saboroso, muito bem apresentado. Foto: Viagem em Detalhes

Enfim, a gastronomia com influência da comida da fazenda e sabor caseiro é um grande diferencial. Nos dias de hoje em que vários resorts caíram muito a qualidade da parte de alimentação, essa foi uma grata surpresa.

Ah, já ia me esquecendo ainda tem um chá da tarde… hehe

Já percebeu que não dá pra fazer dieta por lá, né! Foto: Viagem em Detalhes

Vinhos

O Hotel tem uma proposta interessante, sua carta de vinhos só tem vinhos brasileiros. No início meu marido torceu um pouco o nariz, acho que ainda existe um certo preconceito. Mas depois escolhemos um Cabernet Franc, Don Giovanni, que foi muito gostoso, com um bom preço. A carta elaborada pela enóloga Sonia Denicol, valoriza os rótulos brasileiros e esta alinhada à filosofia de valorização da cultura brasileira que é o estilo da Fazenda Capoava.

Para quem gosta de cachaça o Hotel também oferece uma carta de cachaças e tem a cachaça da casa. Eu não entendo nada e não sou fã de cachaça pura, provei uma caipirinha que estava bem gostosa!

Atividades de Lazer

A Fazenda Capoava conta com 2 piscinas, sendo uma delas aquecida. E a quantidade de atividades para a criançada é enorme!! Gostei muito do time de recreação, formada por biólogos e recreadores, buscam fazer atividades o dia todo com as crianças aproveitando o amplo espaço da fazenda para isso. O Gabriel brincou de pega pega no gramado, polícia e ladrão, guerra de bexigas de água, trilha de aventura no lago. A programação foi intensa.

Essa é a nova piscina que acabou de ficar pronta! Foto: Viagem em Detalhes

Os tios da recreação ficam com as crianças das 10hs da manhã até as 22hs, com intervalo pra refeições e banho, depois levam até o quarto se você quiser. As crianças ficam divididas em 2 grupos, os menores a partir de 3/4, e os maiores a partir de 6 anos. Como o Hotel é pequeno a quantidade de crianças não é tão grande e os tios conseguem dar bastante atenção. Logo todos já conheciam o Gabriel pelo nome, o incentivavam a participar das brincadeiras!

Gabriel na Tirolesa! Foto: Mamãe Coruja, ops…Viagem em Detalhes

A única coisa que no começo não tinha achado tão bom, mas depois até entendi, é eles não fazem brincadeiras na piscina. Se as crianças quiserem brincar na piscina precisa ser com os pais. Depois isso fez todo sentido, pois são tantas coisas legais para explorar na fazenda que se ficam na piscina perdem a oportunidade de brincar no lago, lá tem SUP (stand up paddle), caiaque. Além de conhecer os animais e fazer outras brincadeiras diferentes, principalmente no nosso caso que ficamos somente 2 dias.

“Projeto de Olho nos Bichos”

Esse projeto, eu achei o maior atrativo da Fazenda Capoava. Ainda mais para crianças de cidade grande, que vivem em apartamento, e reclamam de correr na grama. Antes de chegar lá, sabia que na fazenda tinham cavalos, o que já tinha me deixado animada pois o Gabriel nunca tinha andado.
Foto: Viagem em Detalhes
No primeiro dia as crianças estavam brincando quando o tio Vi, disse vou buscar a “Bita” para vocês conhecerem. Todo mundo ficou já curioso, de repente ele chega com essa coisa mais fofa do mundo, como ele mesmo diz “cabrita cachorro”!! Apaixonante, ela brinca de correr com as crianças, fica procurando e chama se o tio Vi, querido dela, se esconde. As crianças ADORARAM, é uma cabritinha de 6 meses, que chegou há pouco na fazenda.
Juro que dá vontade de trazer pra casa! Foto: Viagem em Detalhes
No dia seguinte tinha um “Tour” pela fazenda para conhecer os animais. Aproveitamos pra fazer um passeio a cavalo logo cedo e depois fomos juntos com o Biel e os tios para conhecer os macacos! Os passeios a cavalo são cobrados a parte, e custam R$50,00 para 30 min e R$80,00 para 1 hora.
Lindos os cavalos da Fazenda. Foto: Viagem em Detalhes
Os macacos são fofos demais, uma família de macacos prego. Eles são os mais inteligentes dos de pequeno porte. Tudo isso os monitores vão explicando para as crianças, contando o que eles comem, como eles se comportam, como vivem. Um aprendizado valioso para os pequenos  e uma oportunidade de já despertar desde cedo o cuidado e respeito pelos animais.
Essa é a ilha dos macacos. Foto: Viagem em Detalhes
Conversando com os monitores, descobri que a Fazenda Capoava é registrada pelo Ibama e pelo CETAS (Centro de Triagem de Animal Silvestre), como mantenedor de fauna silvestre. Muitos animais apreendidos e resgatados chegam para eles cuidarem.
Gabriel indo levar comida lá pertinho, por uma ponte “secreta”. Super corajoso! Foto: Viagem em Detalhes
Acabamos não vendo a parte das cobras e aranhas, pois o Gabriel quis ir pra piscina! Não vou poder contar essa parte pra vocês.
Mas já conto a melhor parte! Depois que turma voltou toda do passeio, o tio Vi disse agora vou trazer o Aguinaldo!! As crianças animadas e curiosas novamente…E logo lá vem o tio Vi com o Aguinaldo, um tucano. É uma beleza sem fim!! Nunca tinha visto um tucano de pertinho sem ser na gaiola. Infelizmente o Aguinaldo precisará viver o resto de sua vida em cativeiro. Ele foi apreendido de seus antigos donos, que cortaram a sua asa, então ele nunca mais vai poder voar. Um crime que isso ainda aconteça nos dias de hoje!! Muito triste.
Apaixonada pelo Aguinaldo! Foto: Viagem em Detalhes
O Aguinaldo não pareceu um pássaro triste, talvez nunca tenha voado, mas é impensável um ser humano fazer uma crueldade dessas. Bom se deixar falo o post todo sobre isso de tanta raiva! O objetivo do projeto é cuidar dos animais para que eles possam ser soltos novamente na natureza, adorei esse trabalho.
Se você busca uma escapada de São Paulo, um final de semana com muito contato com a natureza, barulho dos bichos, conforto e boa comida esse é uma ótima opção de lugar!!

Como chegar 

Av. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Acesso km 89,9 – Pedregulho – Itu/SP
Tel. (11) 2118-4100

Viajamos a convite da Fazenda Capoava através da LPB Assessoria. Ressaltamos que nossa opinião é sempre isenta e visa informar aos nossos leitores sobre cada localidade.

Aproveite para reservar sua viagem utilizando os nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Blog!!

PARCEIROS




Generic 728x90
Booking.com

12 COMENTÁRIOS

  1. oi Renata… Puro charme esse lugar e concordo com você: o diferencial de um lugar é sempre a atenção especial ao cliente: sanduíche embrulhado e suco de laranja para auxiliar o pedal de seu marido pesa positivamente.

    Duas coisas mais chamam a atenção nesse lugar: o contato das crianças com os animais, em tempo de vida com muito concreto e pouca natureza e a proposta de valorização de nossa cultura. Somos tão ricos e cheios de potencial que precisamos aproveitar e explorar mais isso não é mesmo?!

    beijus

  2. Esse hotel fazenda é daquelas surpresas que a gente nem imagina, um lugar tão calmo e tão perto de São Paulo. Acho um bom passeio de final de semana, as crianças brincam e tem contato com os animais, e os pais descansam! 😉

  3. Um sucesso esse post! Adorei o lugar, muito aconchegante. Pelas fotos e dicas deve ser um lugar otimo para ir com a familia. Minhas sobrinhas iriam amar conhecer e ter contato com a natureza. Vou salvar essa dica!

Deixe uma resposta

Deixe sue comentário
Preencha seu nome